13 junho, 2016
Comentários

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebe pianista Daniel Gortler para uma noite com Beethoven

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa completa a execução das nove sinfonias de Beethoven, apresentando seu amadurecimento musical
O concerto de junho da temporada oficial da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa homenageia Ludwig van Beethoven. Em “Beethoven e o sonho de grandeza do Homem” a OSBM celebra a obra do mestre alemão, recebendo como convidado o pianista israelense Daniel Gortler. A noite é regida pelo maestro Daniel Guedes e acontece na terça-feira, 14 de junho, às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião, com entrada gratuita.
Para esta noite de homenagem ao mestre Beethoven, a OSBM convidou o pianista israelense Daniel Gortler para lhe acompanhar no “Concerto nº2 para piano em Si Bemol Maior, op. 19”. Daniel tem se apresentado com importantes orquestras européias, como a Filarmônica de Londres, orquestras das rádios de Berlin, da Baviera e do Norte da Alemanha e a Filarmônica de Israel. O pianista fez sua estreia em Nova Iorque no Y da Rua 92 e no Teatro Mogador de Paris, com a integral das Canções sem Palavras, de Mendelssohn, ciclo que gravou para o selo JMC.
Em 2016, é a segunda vez que a OSBM recebe um pianista internacional durante sua temporada oficial. No concerto de maio, a pianista russa Sofya Gulyak mostrou todo seu talento no concerto “Paisagens Russas”, encantando o público.
O maestro Daniel Guedes rege a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa neste concerto. Daniel Guedes já se apresentou com a OSBM comandando o violino em solos especiais, mas desta vez, Daniel atua como maestro, à frente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração, Daniel Guedes vem se destacando como um músico versátil, atuando como violinista, violista, camerista, professor e regente.
Com a interpretação da Sinfonia nº 2 de Beethoven, parte do programa do concerto, a OSBM completa a série de nove sinfonias escritas pelo mestre alemão, que revolucionaram o panorama musical e estético de seu tempo. Em dez anos de existência a OSBM amadureceu musicalmente, principalmente através de sua temporada oficial, quando recebe importantes nomes da música mundial em concertos mensais, desenvolvendo na população de Barra Mansa e região o gosto pela música clássica. O concerto “Beethoven e o sonho de grandeza do Homem” representa esta maturidade musical da orquestra e a concretização de seu desafio em interiorizar a música erudita.
A Abertura de “Coriolano” completa a noite em homenagem a Beethoven, que foi apresentado na Sala Cecília Meireles, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, no domingo de Dias dos Namorados.
Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e a interiorização da música erudita no Estado do Rio de Janeiro
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há dez anos promovendo a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, a OSBM realiza anualmente sua temporada oficial na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR e CCR NovaDutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também patrocinam o projeto a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.


Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa na Sala Cecília Mereiles
Data: 14 de junho (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Igreja Matriz de São Sebastião
Regência: Maestro Daniel Guedes
Solista: Daniel Gortler, piano
Programa:
Ludwig van Beethoven – Abertura “Coriolano”, op. 62
Ludwig van Beethoven – Concerto nº 2 para Piano em Si Bemol Maior op. 19
Allegro com brio
Adagio
Rondo. Molto allegro
Ludwig van Beethoven – Sinfonia nº 2 em Ré Maior op. 36
Adagio molto – Allegro com brio
Larghetto
Scherzo: Allegro
Allegro Molto

Comentários