Image
02 dezembro, 2015
Comentários

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta em Brasília

A OSBM realiza o encerramento do Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural, nesta quinta-feira

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa continua a conquistar o país com sua música. Depois de apresentações em São Paulo e Rio de Janeiro, a OSBM encerra o ano de 2015, em que comemora seus dez anos nos palcos de Brasília. Na quinta-feira, 03 de dezembro, os músicos da orquestra, sob a regência do maestro Vantoil de Souza, fazem o encerramento do Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural. A apresentação da OSBM acontece no Teatro Plínio Marcos, na sede da Funarte.
O convite para encerrar o seminário partiu do Ministério da Cultura, que organiza o evento em convênio com a Universidade Federal Fluminense – UFF. O seminário acontece dos dias 01 a 03 de dezembro, e recebe cerca de 500 representantes de escolas de arte, centros de formação, universidades e institutos federais para discutir a formação artística e cultural no Brasil.
Durante o evento, acontecem grupos de discussão e mesas de debates sobre diversas vertentes do assunto, originando ao final a “Carta de Brasília”. Intercaladas à programação do seminário, acontecem apresentações de diversos grupos e artistas oriundos de escolas e centros de arte, corroborando a importância da formação artística para a cultura no país.
Em 2015, é a segunda vez que o Projeto Música nas Escolas tem seu trabalho representado em Brasília. Em abril, o diretor artístico do projeto e maestro titular da OSBM, Vantoil de Souza, participou do Congresso Internacional de Gestão e Inovação do Setor Público. O projeto foi escolhido como referência em inovação, por seu método inovador, desenvolvido antes mesmo da obrigatoriedade do ensino de música nas escolas públicas.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Encerramento do Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Data: 03 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 17h30
Local: Teatro Plínio Marcos/FUNARTE
Endereço: Eixo Monumental, Setor Divulgação Cultural – Brasília – DF

Comentários