Image
10 março, 2017
Comentários

Orquestra Sinfônica de BM inicia a temporada 2017 unindo clássicos e jovialidade

A abertura da temporada 2017 acontece na terça-feira, 14 de março, na Igreja Matriz de São Sebastião.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, uma das mais jovens do país, inicia sua temporada 2017 mostrando ao público que clássico e juventude caminham juntos. Em seu primeiro concerto da temporada “OSBM pelo Mundo”, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebe a jovem pianista, Patrícia Glatzl, e apresenta um repertório repleto de clássicos românticos. Com entrada gratuita, o concerto acontece na terça-feira, 14 de março, às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é integrante do Projeto Música nas Escolas, mantido pela Prefeitura Municipal de Barra Mansa, que realiza processo de formação musical em toda a rede municipal de ensino.
Regida por seu maestro e diretor artístico, Vantoil de Souza, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa selecionou um programa repleto de clássicos românticos. A primeira obra a ser interpretada pela orquestra neste ano é a “Abertura do Festival Acadêmico”, do alemão Johanes Brahms. Em seguida, a OSBM faz uma viagem à Rússia por meio das obras de Rachmaninoff e Tchaikovsky.
A solista Patrícia Glatzl assume o piano durante a interpretação do “Concerto nº2 para piano”, de Rachmaninoff. Mineira, de Juiz de Fora, Patrícia iniciou seus estudos em piano com a professora Denise costa, em Viçosa. Sua vida acadêmica teve continuidade na Unirio, onde se formou em Música, tendo se tornado Mestre em Práticas Interpretativa, pela UFRJ. A pianista se destaca no cenário musical do país, se apresentando em importantes salas e festivais, como a Sala Cecília Meireles, Sala de Concerto da Rádio Mec, o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e os festivais de inverno de Petrópolis e Friburgo. Também foi vencedora do Concurso Maria Teresa Madeira, com apenas 18 anos, do III Concurso de Jovens Solistas da OSMG e do Concurso para Solista da Orquestra da Unirio.
A noite de abertura da temporada 2017 da OSBM se encerra com a “Sinfonia nº 1” de Tchaikovsky, obra que tornou o compositor russo popular. O concerto dá início a um ano repleto de novidades para a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além do tradicional concerto na Igreja Matriz de São Sebastião, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa também agracia o público com um concerto mensal no Centro Cultural do Clube Municipal, em Barra Mansa. Os concertos no Clube Municipal acontecem duas semanas após a apresentação na Matriz. A OSBM ainda tem agenda de apresentações na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, e em festivais.

Temporada “OSBM pelo mundo”
Depois de viajar pelas cores na temporada 2016, agora, em 2017, a OSBM faz uma verdadeira viagem musical. As obras do programa de cada concerto representam um país, permitindo ao público realizar uma verdadeira experiência sensorial, viajando a paisagens tão distintas por meio da música. Além das obras internacionais, a OSBM recebe, também, na temporada 2017, solistas de países distintos que deixam sempre um pouco de sua cultura.
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há doze anos promove a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua temporada oficial realizada na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
Além disso, o projeto é patrocinado pelo Instituto CCR e CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O projeto também recebe o apoio da Saint Gobain.

Serviço:
Concerto de Abertura da Temporada 2017
Data: 14 de março (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião
Regência: Vantoil de Souza
Solista: Patrícia Glatzl, piano
Programa:
Abertura do Festival Acadêmico - Op. 80 - BRAHMS
Concerto nº 2 para Piano - Op. 18 - RACHMANINOFF
Sinfonia nº 1 - "Sonho de Inverno" - Op. 13 - TCHAIKOVSKY

Comentários