22 julho, 2016
Comentários

Orquestra Sinfônica de BM realiza concerto a céu aberto no Festival de Campos do Jordão

A OSBM se apresenta neste domingo no Festival de Inverno de Campos do Jordão com o trompista Luiz Garcia

O maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, recebe neste domingo, 24 de julho, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. A jovem orquestra, que recebe o nome da sua cidade de origem, realiza um concerto a céu aberto, para animar o almoço dos turistas e moradores de Campos do Jordão. A apresentação acontece na Praça do Capivari, a partir de 12h, com entrada gratuita.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa volta ao festival, recebendo como solista o trompista Luiz Garcia. O músico estudou no Conservatório de Tatuí, na Juliiard School e no New England Conservatory. Luiz Garcia integrou as sinfônicas Brasileira e do Teatro Municipal de São Paulo e foi professor na UniRio. Atualmente é integrante da Osesp e leciona na Faculdade Cantareira.
No concerto, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa prestigia um dos músicos do Projeto Música nas Escolas, Hércules Alves, executando a sua composição Fanfarra nº 1. No concerto a céu aberto, a OSBM ainda interpreta obras desafiantes de Leopoldo Miguez e Paul Dukas.
Para encerrar, “Os Pinheiros de Roma”, obra de Respighi que a OSBM interpretou no concerto de abril de sua temporada oficial. No clássico de Respighi, diferentes regiões de Roma são apresentadas em um cenário imaginário por meio de sons.
Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e a interiorização da música clássica
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há onze anos promovendo a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, a OSBM realiza anualmente sua temporada oficial na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR e CCR NovaDutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também patrocinam o projeto a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão
Em mais de 40 anos de história, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina. Conhecido e respeitado internacionalmente, o Festival é passagem obrigatória de conceituados artistas de todo o mundo.
Além da apresentação em concertos, esses grandes artistas também fazem parte da programação pedagógica do Festival, dando aulas e masterclasses a jovens músicos. Anualmente, estudantes de música de diferentes partes do mundo – sobretudo do Brasil, América Latina e América do Norte – escolhem o Festival de Campos do Jordão para se aperfeiçoarem.
Hoje, o Festival tem público direto de dezenas de milhares de pessoas. Por seus palcos passam mais de 3 mil artistas, e suas aulas são ministradas por mais de uma centena de músicos do primeiro escalão mundial.
O Festival de Campos do Jordão é uma realização do Governo de Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Osesp. A Fundação Osesp o administra, com Marcelo Lopes na Direção Executiva, Arthur Nestrovski na Direção Artística e Marin Alsop como Consultora Artística. Fabio Zanon é o Coordenador Artístico-Pedagógico do Festival.

Serviço:
OSBM no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão
Data: 24 de julho (domingo)
Horário: 12 horas
Local: Praça São Benedito – Vila Capivari – Campos do Jordão – SP
Regência: Vantoil de Souza
Solista: Luiz Garcia, trompa
Programa:
Fanfarra nº 1 – Hércules Alves
Prometeu Op. 21 “Poema Sinfônico nº 3” – Leopoldo Miguez
Villanelle – Paul Dukas
Pinheiros de Roma – Otorrino Respighi

Comentários