10 abril, 2017
Comentários

Orquestra Sinfônica de BM se apresenta nesta terça-feira no Clube Municipal

Um grande desafio. Assim pode ser resumido o concerto de abril da temporada oficial da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Em “Ciclo Mahler – O apogeu do virtuosismo orquestral”, a OSBM interpreta a mais emblemática sinfonia de Mahler, considerada uma das obras mais complexas da música orquestral. Excepcionalmente neste concerto, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta no Instituto Cultural Municipal, no Clube Municipal. O concerto gratuito acontece na terça-feira, 11 de abril, às 20h.
O concerto conta com apenas uma música, mas que preenche toda apresentação com sua grandiosidade. Dividida em cinco movimentos, a sinfonia mescla trevas e luz, iniciando com uma marcha fúnebre e encerrando num ritmo entusiasmado. O 4º movimento, considerado o ponto alto da sinfonia, ficou mundialmente conhecido por ser a trilha sonora do filme Morte em Veneza.
Sob regência de seu maestro associado, Daniel Guedes, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa selecionou a 5ª Sinfonia de Mahler para este concerto, justamente por sua complexidade e caráter desafiador. Sua interpretação pela OSBM, demonstra o avanço técnico da orquestra, que ao longo de seus doze anos encarou diversos desafios, comprovando sua excelência.
Além disso, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa mantém sua viagem musical pelo mundo, como sugere o tema de sua temporada 2017 “OSBM pelo Mundo”. Neste concerto, a viagem tem passagens pela República Tcheca, onde nasceu Gustav Mahler, e por Viena, onde Mahler vivia enquanto compunha a sinfonia.
A mudança do local do concerto da Igreja Matriz de São Sebastião para o Instituto Cultural Municipal foi necessária devido ao um compromisso assumido pela igreja com a Arquidiocese. Mas a música não pode parar e a OSBM acionou seu segundo palco oficial em Barra Mansa, o Instituto Cultural Municipal, para manter o concerto e não deixar de contemplar seu público com a interpretação da 5ª Sinfonia de Mahler.

Temporada “OSBM pelo mundo”
Depois de viajar pelas cores na temporada 2016, agora, em 2017, a OSBM faz uma verdadeira viagem musical. As obras do programa de cada concerto representam um país, permitindo ao público realizar uma verdadeira experiência sensorial, viajando a paisagens tão distintas por meio da música. Além das obras internacionais, a OSBM recebe, também, na temporada 2017, solistas de países distintos que deixam sempre um pouco de sua cultura.
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há doze anos promove a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua temporada oficial realizada na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
Além disso, o projeto é patrocinado pelo Instituto CCR e CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O projeto também recebe o apoio da Saint Gobain.

Serviço:
Concerto “Ciclo Mahler – O apogeu do virtuosismo orquestral”
Data: 11 de abril (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Instituto Cultural Municipal – Clube Municipal
Regência: Daniel Guedes
Programa:
Sinfonia nº 5 em dó sustenido menor – Gustav Mahler

Comentários