07 maio, 2016
Comentários

OSBM e pianista russa realizam uma viagem através da música em concerto na Igreja Matriz de São Sebastião

A pianista Sofya Gulyak vem ao Brasil especialmente para participar do concerto “Paisagens Russas” da OSBM 
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa convida seu público para uma viagem à Rússia através da música, no concerto “Paisagens Russas”, que acontece na terça feira, 10 de maio, às 20 horas, na Igreja Matriz de São Sebastião. Sob regência do maestro Vantoil de Souza, a OSBM recebe a pianista russa Sofya Gulyak no concerto de maio de sua temporada oficial, sempre com entrada gratuita.
Para realizar esta viagem musical à Rússia, a OSBM se reúne à pianista Sofya Gulyak. Nascida em Kazan, Sofya é a perfeita representação da Rússia, principalmente, pela qualidade musical. Qualidade esta que a faz ser lembrada por sua “tremenda precisão e colorido” e seu “toque suave e delicado”, pelo Washington Post, além de ser consagrada em concursos internacionais. A pianista recebeu o 1º lugar nos concursos William Kapell (EUA), Maj Lind (Finlândia), Tivoli (Dinamarca), Gyeongnam (Coréia do Sul) e San Marino (Itália), ficou em 2º. lugar (primeiro prêmio não concedido) no concurso Busoni (Itália) e em 3o lugar no Marguerite Long (França).
Com larga experiência pelos palcos dou mundo, Sofya vem ao Brasil, desta vez, especialmente para sua apresentação com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Entre os palcos em que já se apresentou destaca-se Sala Verdi, em Milão, Grande Sala de Concertos do Conservatório de Moscou, Walt Disney Hall, em Los Angelese Tivoli Concert Hall, em Copenhagen.
O programa do concerto “Paisagens Russas” apresenta duas obras representativas da música do país, que apresentam de forma romantizada a fria e intensa Rússia. Em “Quadros de Uma Exposição”, Modest Petrovich Mussorgsky retrata quadros do artista plástico Viktor Hartmann, com contrastes musicais. Originalmente a obra foi composta para piano, mas em 1922, Ravel fez uma versão para orquestra, que será interpretada pela OSBM. A orquestração de Ravel para “Quadros de Uma Exposição” consagrou a genialidade de Mussorgsky, mesmo após usa morte.
A noite russa se completa com “Concerto para piano e orquestra nº1”, de Tchaikovsky. O compositor foi o primeiro da Rússia a conquistar fama internacional e uma de suas obras inaugurou o Carnegie Hell, nos Estados Unidos, em 1891.
Temporada das Cores e a divulgação da música clássica em Barra Mansa
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há dez anos promovendo a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, a OSBM realiza anualmente sua temporada oficial na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.
Em 2016, a orquestra decidiu adotar o lema de “Temporada das Cores” em sua temporada oficial. A cada mês, um concerto, e uma cor diferente para semear a música e diversidade na temporada. Para o mês de maio, em homenagem à Rússia, a cor escolhida foi gelo, demonstrando a paisagem gélida do país..
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR e CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também patrocinam o projeto a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Serviço:
Paisagens Russas
Data: 10 de maio (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa
Regência: Maestro Vantoil de Souza
Solista: Sofya Gulyak, piano
               
Programa:
Quadros de Uma Exposição - MUSSORGSKY / RAVEL
Concerto para Piano nº1, Op. 23 - TCHAIKOVSKY

Comentários