20 março, 2018
Comentários

Outono começa hoje. A umidade da nova estação tende a deixar a pele mais ressecada

Quem gosta de temperaturas amenas pode comemorar: começa nesta terça-feira, 20 de março, o outono. Embora o verão esteja dando adeus, é preciso cuidar da pele mesmo assim. A dermatologista Andreia Fogaça, lembrou dos cuidados diários de limpeza, hidratação e proteção. Segundo ela, devemos sempre higienizar nossa pele e hidratá-la, principalmente antes de dormir, pois o rosto acumula impurezas ao longo do dia.

É importante lembrar, ainda, que o uso do protetor solar deve ser diário, independente da estação, com FPS mínimo de 30. E agora no outono é fundamental hidratar bem a pele, principalmente com cremes à base de ureia, e prepará-la para o inverno. Como o ar vai ficando cada vez mais seco, a nossa pele vai perdendo a umidade e pode ficar opaca. Confira outras dicas da dermatologista:



Beba muita água - Se você não costuma beber muita água, comece a andar com uma garrafinha diariamente. No outono e inverno, ingerir pelo menos 1,5L de água por dia ajuda ainda mais a hidratar e evitar os problemas de pele causados pela baixa temperatura.

Cuidado com os lábios - Para não deixar que os lábios sofram com a ação do frio, podendo rachar e até criar lesões, use sempre um protetor hidratante labial.

De olho na temperatura do chuveiro - Apesar de estar mais frio, evite banhos muito quentes e demorados. Apesar de bastante relaxantes, eles deixam a pele ressecada, o que irá piorar com as baixas temperaturas e o clima seco.

Esfolie a pele - A esfoliação remove as células mortas, e é muito importante tanto para quem tem pele oleosa, por conta do acúmulo de sebo, como para pessoas morenas e negras, que por conta da pigmentação tendem a ficar com a pele acinzentada ou esbranquiçada durante o período de renovação celular.

Evite o ar condicionado - Como ele costumar ressecar a pele, procure usá-lo somente no verão ou quando o tempo estiver muito quente.

Fuja do uso contínuo de buchas - Usar a bucha com frequência para limpar o rosto pode remover a camada de proteção da pele que ajuda a mesma a manter-se hidratada naturalmente.

Hidratação é fundamental - Se você costuma usar um tipo específico de hidratante, saiba que não é preciso trocá-lo, basta intensificar o cuidado com a pele. Para quem tem pele seca, a dica é investir em produtos com componentes antioxidantes e os que são à base de óleo de amêndoa, aloe vera e ureia.

Lave o rosto antes de dormir - Você sabia que o rosto acumula impurezas durante o dia? Para desobstruir os poros e deixar a pele limpinha, procure sempre higienizar o rosto antes de dormir para, em seguida, aplicar um hidratante.

Protetor solar - O uso do protetor solar é importante mesmo em dias nublados e com chuva. Para quem preferir, alguns filtros já costumam vir associados a hidratantes.

Umidifique o ar - Para deixar o ambiente da casa ou do escritório mais úmido, coloque um vaporizador ou uma bacia com água. Se escolher a segunda opção, não se esqueça de tirar a bacia ao final do dia.

Por Andreia Fogaça, dermatologista

Comentários