Image
15 dezembro, 2022
Comentários

Paraty está entre as líderes no investimento por aluno no Estado do Rio de Janeiro

A Prefeitura de Paraty, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, atingiu em 2020, um volume de investimentos por aluno acima da média registrada nos 91 municípios fluminenses.
De acordo com relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o valor gasto pelo município de Paraty por aluno chegou a R$ 5.796,75 , sendo que a média de gastos dos 91 municípios, por aluno, foi de R$ 5.315,90.
Com isso, Paraty ficou na 35ª posição entre os municípios do Estado em investimento por aluno, na área de educação, além de cumprir o limite mínimo constitucional de 25% da receita para a educação.
O prefeito Luciano Vidal afirma que o investimento crescente em educação é resultado do programa Escola Viva, implantado no início do atual mandato.
Na área de recursos humanos, o programa já garantiu benefícios como a incorporação de um terço aos salários dos professores, adequação da carga horária dos professores do primeiro segmento e fornecimento de notebooks e internet gratuita para todo o magistério.
Na infraestrutura, o Escola Viva vem promovendo a reforma de 34 unidades escolas, além da construção de duas novas creches, uma delas já entregue à população.
Todas as escolas reformas vão receber novo mobiliário, além de parquinhos infantis, que já estão sendo instalados, á medida que as obras são entregues.
A Secretaria Municipal de Educação também adquiriu novos ônibus escolares e vans e microônibus para o programa Escola + Esporte, que concilia atividades educativas e esportivas no contraturno do horário escolar.
A rede municipal ganhou ainda internet de alta velocidade em todas as unidades escolares, favorecendo especialmente as escolas na zona rural e costeira.
A secretária de Educação, Gabriela Gibrail, ressalta que todos estes investimentos permitem que a secretaria avance em projetos pedagógicos para melhorar a qualidade de ensino, como o programa de reposição curricular na alfabetização, que já está em vigor nas escolas municipais.
Outra iniciativa em andamento é a implementação da metodologia Montessori em toda a rede de educação infantil, com formação, material didático e adequação dos espaços escolares, entre outras medidas.


Comentários