Image
30 setembro, 2024
Comentários

Paredes do novo Cras Roma começam a ser erguidas em Volta Redonda

As equipes que trabalham na construção do novo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Roma (Parque das Garças), em Volta Redonda, já começaram a levantar a estrutura de steel frame (perfis de aço galvanizado para vigas, colunas e telhados) que formará as paredes da futura unidade. O sistema pré-montado inteligente é mais rápido de construir que a alvenaria tradicional, não utiliza água e facilita a instalação dos sistemas hidráulico e elétrico.

 

A nova estrutura está sendo instalada após serem concluídos os trabalhos de fundação e concretagem da laje térrea (incluindo as partes hidrossanitária e tubulação para a elétrica), além dos muros ao redor da futura unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas). Também está prevista a execução de calçadas nas partes interna e externa da unidade, incluindo piso intertravado, além de gradil.

 

Quando concluído, o novo Cras do Roma – localizado na Rua Curió – vai substituir a atual unidade em funcionamento e terá capacidade de referenciamento para 2,5 mil famílias, com uma estrutura composta por três salas para atendimentos coletivos e particularizados; uma sala de administração; uma sala para Telecentro (inclusão digital); um auditório; uma cozinha; recepção; e banheiros para os usuários e funcionários. A unidade terá um total de 447 metros quadrados em um terreno de 1.130 m². A equipe da unidade será constituída por coordenação, auxiliar administrativo, orientadora social, assistente social e psicóloga.

 

Serviços oferecidos

 

O Cras vai continuar a oferecer serviços, projetos e programas como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que contribui para a integração dos serviços socioassistenciais, programas de transferência de renda e benefícios assistenciais, potencializando o impacto das ações e serviços da assistência social para as famílias nos territórios dos Cras. Para isso, ele promove atividades que fortalecem o sentimento de pertencimento familiar, a cultura do diálogo, do respeito aos direitos e da confiança entre os membros do grupo familiar, de forma a possibilitar o restabelecimento da função protetiva da família.

 

O local também vai permitir a continuidade de outras ações já desenvolvidas, como campanhas socioeducativas e palestras, com vistas à criação de ambiências familiares mais solidárias, democráticas e participativas, bem como à prevenção ao risco (trabalho infantil, violências, abuso e exploração sexual, entre outros). O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que objetiva complementar o trabalho social com famílias, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária, é outra iniciativa realizada por meio dos Cras.

 

E a unidade do Roma também ofertará o acesso e estímulo à inclusão digital, com oficinas para participação da comunidade para pessoas a partir de dez anos, e oficinas de inclusão produtiva para pessoas a partir de 16 anos, como Barbeiro, Trancista, Culinária, Designer de sobrancelha, Manicure etc.


Comentários