20 outubro, 2015
Comentários

Parque Centenário em Barra Mansa será revitalizado com criação de novo sub bosque

Plantio de novas mudas começa no próximo mês; projeto será apresentado à população em audiência pública

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa inicia em novembro, projeto de revitalização do Parque Centenário, no Centro. O objetivo é a criação de um novo sub bosque para garantir a alimentação dos 21 bichos-preguiças que habitam o local. O projeto foi apresentado na manhã desta terça-feira, dia 20, para os alunos da caminhada orientada pela coordenadora de Meio Ambiente da prefeitura, Izabella Resende Vilela. Na quinta-feira, dia 22, acontece audiência pública no Palácio Barão de Guapy, às 18h, para apresentação do projeto à população.

“Há mais de 70 anos não é feita a reposição de mudas no parque. Toda árvore tem um tempo de vida útil: com o passar dos anos, deixa de produzir folhas, frutos e sementes em quantidade adequada e acaba ficando fraca, sujeita à queda. Além desse risco, a alimentação dos animais está sendo afetada diretamente. Os bichos-preguiças se alimentam exclusivamente de folhas das espécies embaúba, paineira, aldrago e figueira vermelha e hoje há pouca quantidade dessas árvores no parque. Elas estão ficando fracas pela falta de alimento”, explicou Izabella.

Segundo a coordenadora, o projeto de revitalização será dividido em duas etapas. A primeira, cujo início está previsto para a primeira semana de novembro, haverá o corte de dois eucaliptos e 23 palmeiras espinhosas. “Os eucaliptos apresentam risco de queda e precisam ser removidos para evitar acidentes. No caso das palmeiras, elas liberam uma substância que causa letargia nas preguiças e em outros animais do parque, podendo até matá-los”, justificou. O trabalho de remoção das árvores será feito por uma empresa especializada. “Não será necessário fechar o parque para a realização dos trabalhos. As áreas serão isoladas e sinalizadas”, informou Izabella.

A segunda etapa do projeto deve ter início até o final de novembro e prevê o plantio de cerca de mil mudas de espécies que já existem no parque e outras nativas da Mata Atlântica. “Essa segunda fase deve demorar cerca de 20 dias para ser concluída. Ambas as etapas serão acompanhadas de perto pela equipe técnica da secretaria municipal de Meio Ambiente e por entidades ambientais de Barra Mansa”, esclareceu a coordenadora, pedindo o apoio dos frequentadores do parque. “É fundamental a colaboração de todos para o sucesso do projeto. O Parque Centenário é um dos cartões postais da cidade e merece todo nosso carinho. Pedimos que os frequentadores não arranquem as mudas novas do local de plantio e, caso vejam alguém fazendo isso, façam denúncia na secretaria no telefone (24) 2106-3408.

A aposentada Ana Lúcia Guedes, de 67 anos, caminha todos os dias de manhã no parque e apoiou o projeto de revitalização. “Essa apresentação foi muito importante para conhecermos o que será feito no nosso querido Parque Centenário. É importante manter as árvores saudáveis para que as preguiças e outros animais possam se alimentar, além de garantir a segurança de quem frequenta o local. Eu e meu grupo de caminhada vamos ficar ainda mais vigilantes para não deixar ninguém tirar as mudas do lugar”, garantiu a aposentada. em 

Comentários