23 junho, 2017
Comentários

Parque Nacional do Itatiaia receberá homenagens da Câmara Municipal

            Conhecido nacionalmente pelas belezas naturais, o Parque Nacional do Itatiaia recebeu várias homenagens e estará comemorando até o final do ano seus 80 anos. Na próxima Sessão Ordinária, dia 27/6, as 18h, a Câmara Municipal de Itatiaia, através da Mesa Diretora, presidente Vander Leite Gomes, seu vice Silvano Rodrigues da Silva, primeiro Secretário João Márcio Albino Silva, segundo Secretário Jair Balbino da Silva e dos demais vereadores, outorgará uma Moção de Congratulações para a instituição pelos relevantes serviços prestados à causa pública e no intuito de valorizar o patrimônio nos 80 anos de fundação da primeira unidade de conservação da fauna e flora no país. O diretor do Parque Nacional do Itatiaia, Gustavo Tomzhinski, receberá a homenagem representando a entidade que vem sendo referência nacional e internacional para observadores de pássaros e borboletas. Enriquecendo de forma significativa a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente, visando à própria preservação do ser humano.
            Parque Nacional do Itatiaia (PNI), localizado na Serra da Mantiqueira — entre os estados Minas Gerais, Rio de Janeiro, e próximo à divisa com São Paulo — a reserva foi a primeira a ser criada no país, em 14 de junho de 1937, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o local. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG)
            O parque foi inaugurado abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, mas foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982 — o tamanho corresponde a aproximadamente 30 mil campos de futebol. Ele é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto.
            Com altitude de 2.791,5m, o Pico das Agulhas Negras é o quinto ponto mais elevado do Brasil e o maior do Estado do Rio de Janeiro. As "Agulhas Negras" são ranhuras talhadas pela ação da água da chuva, carregada de gás carbônico, por milhares de anos.
            A Casa de Cultura de Itatiaia vai receber, no dia 28 de junho, a partir das 19 horas, uma exposição de fotografias sobre os 80 anos do Parque Nacional do Itatiaia. Além da mostra, que revela a fauna do Parque, haverá também palestras e apresentação do Coral da 3ª Idade de Itatiaia. A proposta de levar a exposição do Parque à Casa de Cultura foi do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Silvano Rodrigues, o Vaninho (PRB).
            O horário de funcionamento na Parte Baixa é de 8h às 17h. Nas cachoeiras do Complexo do Maromba é até as 16h, mas em caso de chuva, elas poderão ser interditadas para segurança do público. Também é possível se hospedar na Parte Baixa. Já na parte alta, o horário é de 7h às 14h para o ingresso e até as 17h para permanência.

Comentários