PET intensifica orientação aos motoristas na porta das escolas de Barra Mansa
Informações sobre o Código Brasileiro de Trânsito serão oferecidas aos motoristas diariamente nos horários de entrada e saída dos alunos das escolas centrais; lei prevê remoção de veículo e multa para estacionamento em local inadequado; projeto Sala do Trânsito conscientiza alunos da rede municipal de ensino
Com a volta às aulas, a Guarda Municipal de Barra Mansa, através do PET (Programa de Educação no Trânsito), retomou nesta segunda-feira (31) a campanha de orientação para motoristas sobre a Lei 9.503 do CTB (Código Brasileiro de Trânsito) em frente ao Colégio Verbo Divino. Durante toda a semana, ações de panfletagem com orientações serão intensificadas na porta das escolas do Centro e bairro Ano Bom, durante os horários de entrada e saída dos alunos.
De acordo com o coordenador do PET, Agostinho José da Silva Neto, o objetivo da campanha é orientar os motoristas para que tenham consciência das regras de trânsito, aumentando a segurança nessas áreas.
Agostinho disse que 150 condutores receberam orientações no primeiro dia da ação. Ele destacou a importância de conhecerem o CTB (Código Brasileiro de Trânsito) e as penalidades e medidas administrativas para quem descumprir a lei. “Muitos motoristas não sabem que estacionar o veículo na calçada ou sobre a faixa de pedestres é infração grave, sujeito à multa e remoção do veículo”, disse, acrescentando que a multa para estacionamento irregular é de R$ 293,47.
O que a lei proíbe:
- Estacionar na calçada
- Estacionar na faixa de pedestre
- Estacionar na área de embarque e desembarque de passageiros
- Estacionar na vaga de deficiente
- Estacionar onde houver guia de calçada rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos
Programa Sala do Trânsito
A partir desta semana, o PET realiza o projeto Sala do Trânsito, com informações sobre o código de trânsito para alunos do 4º e 5º ano das escolas municipais. Serão oferecidas palestras educativas com vídeos e orientações para os alunos e entrega de certificado, numa cerimônia com a presença dos pais.
A primeira escola a participar do Sala do Trânsito será o Comendador Geraldo Ozorio, na Coringa, nesta terça-feira (01). A previsão é de que até o final do ano todas as escolas da rede municipal de ensino sejam contempladas com o programa Sala do Trânsito. “O objetivo desse projeto é educar e conscientizar os condutores do futuro”, afirmou Agostinho.
Para participar do Sala do Trânsito, os professores interessados podem entrar em contato com o PET através do telefone 3322-7817 ou e-mail pet.bm@yahoo.com.br e inscreverem a turma.
Comentários