Pinheiral atinge nota máxima em avaliação de uso responsável do dinheiro público
O município de Pinheiral atingiu nota máxima em avaliação de uso responsável do dinheiro público. A nota A na análise de Capacidade de Pagamento (CAPAG) é atribuída pelo Tesouro Nacional por meio do programa ‘Prévia Fiscal’ que avalia anualmente a situação econômica de cada município. É uma nota que as instituições de crédito atribuem a um possível credor de acordo com sua capacidade de pagar as dívidas, de extrema importância para aquisição de novos financiamentos.
De acordo com o prefeito do município, Ednardo Barbosa, a nota é fruto de uma série de medidas que vêm sendo adotadas desde o início da sua primeira gestão.
- A nota confirma que nossa gestão financeira é eficiente, que nossas contas estão em dia e que atualmente temos melhores condições de liberação de operações de crédito junto a instituições financeiras na busca de recursos para tocar obras e projetos. O resultado ratifica o compromisso do nosso governo com a boa gestão e respeito ao dinheiro público assumido desde o início do nosso primeiro mandato -, disse o prefeito.
Segundo Wanderson Siqueira, secretário de Finanças, a nota ainda garante acesso a empréstimos e financiamentos a juros baixos cujo a União é a garantidora. Ainda segundo o secretário é importante ressaltar também que o município de Pinheiral está com o seu CAUC, ou Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, em dia.
- E o que é o CAUC? Nada mais é que o “Serasa” das prefeituras. É onde a Secretaria do Tesouro Nacional disponibiliza informações sobre o cumprimento das exigências fiscais por parte dos municípios, dos estados, do Distrito Federal. Ter o “nome limpo” no CAUC significa a possibilidade de receber recursos financeiros voluntários da União, provenientes de emendas parlamentares e convênios – uma forma importante de manter e melhorar a qualidade dos serviços públicos para a população. Os Convênios e Emendas Parlamentares representam um grande avanço para a cidade, pois, vários investimentos no município só foram e só são possíveis graças aos Recursos Federais específicos para obras necessárias à população. Por essa razão, entendemos ser fundamental o atendimento de todos os itens do CAUC - explicou o secretário.
Comentários