Pinheiral realiza primeira oficina do programa Cidade Empreendedora em parceria com o Sebrae
A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Comércio e Desenvolvimento Econômico, realizou nesta terça-feira (28), a primeira oficina do Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O município é o primeiro da região a implantar o programa, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento econômico local por meio do fortalecimento dos pequenos negócios e da gestão pública voltada ao empreendedorismo.
O encontro, realizado no auditório da prefeitura, contou com a participação de diversos secretários municipais e equipe técnica, que acompanharam a apresentação da consultoria do Sebrae responsável pela condução das atividades. Durante a oficina, foram discutidos os eixos estratégicos do programa e as ações que serão implementadas para promover um ambiente mais favorável ao empreendedorismo.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Miguel Barbosa, destacou a importância da parceria. "A adesão ao 'Cidade Empreendedora' é um marco para Pinheiral. Não se trata apenas de desburocratizar, mas de mudar a cultura da gestão pública para ser parceira dos nossos empreendedores. Estamos investindo em capacitação e em políticas que vão gerar emprego e renda aqui na nossa cidade”, disse.
A iniciativa atua em parceria com as prefeituras municipais para integrar políticas públicas e ações de desenvolvimento, com foco em planejamento, inovação e apoio aos pequenos negócios. Entre os principais objetivos do programa estão a desburocratização dos processos de abertura e funcionamento de empresas, o fomento ao empreendedorismo local, a capacitação de gestores públicos, e o incentivo às compras públicas municipais junto a empreendedores locais.
O programa é estruturado em diferentes eixos de atuação como lideranças locais e governança, identidades, vocações e mercado; resiliência climática e sustentabilidade; empreendedorismo na escola; inovação; inclusão socioprodutiva; sala do empreendedor; compras e acesso ao crédito. A partir dessa estrutura, o Sebrae e o município elaboram um plano de ação personalizado, de acordo com as necessidades e potencialidades locais.
As secretarias envolvidas na execução do programa são Trabalho, Comércio e Desenvolvimento Econômico; Procuradoria; Finanças; Planejamento e Gestão Estratégica; Governo; Educação e Inovação; Ambiente e Sustentabilidade; Cultura e Turismo, Bem Estar Animal e Desenvolvimento Rural; e Assistência Social e Direitos Humanos
Com a implantação do programa, o município dá um passo importante rumo à modernização da gestão pública e ao fortalecimento do setor produtivo local. A iniciativa reafirma o compromisso da administração em estimular o crescimento econômico, valorizar o empreendedorismo e promover oportunidades para todos.
Cabe ressaltar que o município já conta com o Centro de Atendimento Empresarial (CAE) como um importante equipamento da Secretaria no fomento ao desenvolvimento do município. “A prefeitura já possui o CAE que é um espaço que oferece ao micro e pequeno empresário toda a estrutura necessária para o fortalecimento e ampliação das empresas instaladas em Pinheiral, contribuindo diretamente para a geração de emprego e renda. No CAE, o empreendedor pode tirar dúvidas, formalizar-se como MEI e ter acesso a diversos serviços, como emissão de boletos, declarações e alteração de dados”, disse Miguel. O atendimento é gratuito e está disponível a toda a população na Rua Domingos Mariano, nº 25, Centro.


Comentários