Image
31 março, 2022
Comentários

Piraí promove primeira edição da Saúde Itinerante em Arrozal

PIRAÍ PROMOVE PRIMEIRA EDIÇÃO DA SAÚDE ITINERANTE EM ARROZAL

Começará por Arrozal, no sábado, dia 2 de abril, um importante passo para estreitar o diálogo do governo municipal com a população de Piraí. A Saúde Itinerante é um projeto da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura de Piraí, que tem por objetivo levar ações da rede pública de saúde para os bairros do município, abrindo uma comunicação maior entre a população e o Governo Municipal.
O Prefeito Tutuca, mesmo durante o difícil período de pandemia, não mediu esforços para investir ainda mais na área da Saúde. No importante distrito, no qual estreará o projeto, na mesma data, será inaugurado o Centro de Fisioterapia de Arrozal, uma antiga demanda que minimizará o transtorno de locomoção para realizar as atividades em local distante.
Essas atividades vão ao encontro do Dia Mundial da Saúde, comemorado dia 7, e que preveem ainda a inauguração dos leitos de UTI do Hospital Flávio Leal. Outras boas notícias para os usuários da rede municipal de saúde são o retorno das cirurgias de cataratas e, atendendo a vários pedidos, kit-alimentação para pacientes e acompanhantes que fazem tratamento fora de Piraí.
Todo mês haverá um bairro que abrigará o projeto, que tem parceria com outras secretarias e com o Conselho Municipal de Saúde, recebendo ações e orientações sobre diversos setores.
As pessoas poderão aferir pressão, verificar a taxa de açúcar no sangue, atualizar as vacinas de rotina e da Covid-19, e receber orientações quanto à saúde da mulher, saúde do trabalhador, nutrição e alimentação saudável, tabagismo e uso abusivo do álcool, entre outras drogas, além de tirar dúvidas sobre marcação de exames e como acessar o resultado dos mesmos.
As Vigilâncias ambiental, epidemiológica e sanitária também estarão orientando sobre os procedimentos de rotina para evitar diversas doenças.
O Hospital Flávio Leal estará captando doadores de sangue e tanto a Ouvidoria quanto o Conselho Municipal de Saúde estarão à disposição para ouvir as demandas, dúvidas e satisfação do usuário.
As secretarias parceiras do projeto também estarão presentes, como o cadastramento para castração de cães e gatos pelo Castramóvel, da secretaria de agricultura, Informações sobre CREAS, CRAS e Cadastro Único, da secretaria de Assistência Social, por exemplos.
A Educação estará realizando uma roda de conversa com pais e alunos e sobre o autismo, e a secretaria de meio ambiente distribuirá mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.
A Secretaria Municipal de Saúde entende a importância da manutenção de hábitos saudáveis, e uma pessoa saudável não é apenas aquela que não apresenta doença. Estar bem consigo mesma e ter uma boa relação com a sociedade também são qualidades de uma vida saudável e reforçam a definição de saúde como sendo “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, defendida pela OMS – Organização Mundial de Saúde.
Programação das festividades do Dia Mundial da Saúde:
• 02 de abril – 9h – Saúde Itinerante em Arrozal; 9h30 – Inauguração do Centro de Fisioterapia de Arrozal, situado na rua Amália Pereira Guimarães, 201 – Centro de Arrozal;
• 04 de abril – Retorno das cirurgias de cataratas; entrega do 1º Kit de Alimentação – TFD;

Comentários