20 setembro, 2017
Comentários

Plano de Mobilidade Urbana de VR será concluído até o fim do ano

Sociedade vai ajudar na construção e na fiscalização do PlanoMob

A Prefeitura de Volta Redonda segue levando as discussões para a construção do Plano de Mobilidade Urbana para os bairros da cidade. Na noite desta segunda-feira, dia 18, foi a vez dos moradores dos bairros Pedreira, Três Poços e Vila Rica (Três Poços) participarem do debate, na Escola Municipal Profª Marizinha Félix. O objetivo é que o PlanoMob seja concluído durante a 2ª Conferência Municipal de Mobilidade Urbana, que vai acontecer em dezembro.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Júlio Andrade, a sociedade está colaborando para a construção do plano e também terá papel fundamental na fiscalização do PlanoMob. “Na 2ª Conferência Municipal de Mobilidade a gente vai eleger, ainda, os membros do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. Esse conselho terá o papel de fazer o controle social do plano. A sociedade, além de ajudar a construir o PlanoMob e vai ter papel fundamental na fiscalização de sua aplicação”, comentou Júlio.

O secretário, que coordenou as discussões no bairro Três Poços, fez uma apresentação aos moradores sobre a importância do PlanoMob. “Temos uma série de diretrizes a seguir, conforme legislação federal, entre elas que os pedestres e ciclistas têm prioridade sobre os modos motorizados. Além disso, os veículos de transporte coletivo têm prioridade sobre os veículos individuais”, disse.

O prefeito Samuca Silva salientou que o PlanoMob está sendo construído com diálogo. “Nós dividimos o município em 20 setores geográficos para fazermos os diagnósticos dos problemas locais. Depois vamos discutir com as entidades sociais, grupos de ciclistas, skate, pastorais, sindicatos, entre outros. O importante é que haja um amplo diálogo”, comentou Samuca.

O presidente da Associação de Moradores do Vila Rica/Três Poços, Alcy Valente, fez questão de participar do debate. “É muito importante a população participar desse evento, falando dos problemas que temos de ir e vir. Quero ajudar na construção do plano, mas depois também vou querer fiscalizar”, destacou Alcy, que mora no bairro há 48 anos.

Já Ramires Teixeira, de 21 anos, também esteve nos debates. E ainda apresentou a preocupação com os ciclistas do bairro. “Aqui há muitos moradores que utilizam a bicicleta para se locomover. Como temos um fluxo grande de veículos, há risco de acidente. É importante esse contato com a prefeitura para poder colocar essas preocupações”, comentou o jovem.

O debate para a construção do PlanoMob está sendo organizado pelas secretarias municipais de Transporte e Mobilidade Urbana; Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão; e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU).

Na quarta-feira, dia 20, o poder público segue com as discussões, dessa vez com os moradores dos bairros Água Limpa, Nova Primavera, Parque do Contorno e Vista Bela. O encontro será na Escola Municipal Profª Juracy Gama, na Rua Amazonas, n º 100, no bairro Água Limpa. Já na sexta-feira, dia 22, o debate será na Escola Municipal Wladir de Souza Telles, no Conjunto Habitacional Vila Rica, com os moradores Cidade Nova, Jd. Belvedere, Jd. Tiradentes, Samoa, Vila Rica, Village Sul, Vista Verde e Res. Mata Atlântica.

Comentários