13 julho, 2018
Comentários

Pluviômetros automáticos são instalados em VR

Nesta quinta-feira, dia 12, foram instalados em Volta Redonda dois pluviômetros automáticos. As instalações ocorreram na Escola Municipal Tocantins, no bairro Retiro e na Escola Municipal Professor Lund Fernandes Vilela, no Santa Cruz. Os equipamentos funcionam via GSM (Sistema Global para comunicações Móveis) sincronizando os dados com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta a Desastres Naturais localizado em São José dos Campos, esses dados da precipitação pluviométrica estão disponíveis a partir de hoje no site www.cemaden.gov.br.

De acordo com a Defesa Civil de Volta Redonda, o objetivo é monitorar e registrar a quantidade em milímetros cúbicos de precipitação pluviométrica (chuva) para gerar dados históricos na região e assim decidir algumas ações preventivas ou de reduzir o impacto ambiental. “Com esse aparelho podemos fazer o start, dando um alerta a população para, se for o caso, evacuação de alguns moradores, que por ventura ainda residem em áreas de riscos protegendo assim suas vidas e de seus familiares”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Rafael Champion.

A instalação é uma parceria firmada entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, esses novos equipamentos irão melhorar, ainda mais, o desempenho da Defesa Civil no município. “Volta Redonda passa contar com mais dois equipamentos, aumentando assim o raio de monitoramento. O que terá um impacto direto na redução dos riscos de desastres e das ocorrências atendidas pela coordenadoria municipal de Proteção e Defesa Civil”, afirmou Samuca.


Comentários