19 janeiro, 2016
Comentários

Pluviômetros digitais são instalados em Itatiaia

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) instalou dois pluviômetros digitais na última semana, em Itatiaia. A instalação aconteceu por meio de um convênio com a Prefeitura. Um aparelho foi instalado na sede da Defesa Civil, localizada no terminal rodoviário e outro acima da Cachoeira do Escorrega, em Maromba.

- Com os pluviômetros, vamos saber em tempo real a quantidade de chuva, poder alertar os moradores e mandar as equipes aos locais de risco, podendo evitar maiores danos já que saberemos com exatidão qual é a situação” , disse o diretor da Defesa Civil de Itatiaia, Renato Henriques, acrescentando que o órgão está trabalhando para trazer mais três aparelhos para a cidade assim que possível.

Os moradores terão acesso aos dados dos pluviômetros através do site cemaden.gov.br. Para verificar basta ir no item PRODUTOS > Acesse os produtos > Estações > Pluviômetros Automáticos e digitar o nome da cidade na busca. Os pluviômetros aparecerão no mapa e é só clicar no círculo correspondente para abrir os gráficos.

Reunião cria grupo para atuar em ocorrências

Para fortalecer o trabalho já realizado pelas equipes da Prefeitura, a Defesa Civil realizou, na manhã desta terça-feira (19), uma reunião com secretários e representantes do Gabinete do Prefeito, das Secretarias de Obras, Meio Ambiente, Educação, Turismo, Ordem Pública, Assistência Social, Planejamento e da Administração de Maromba/ Maringá, com a finalidade de formar um grupo de trabalho.

Segundo Renato, o objetivo é auxiliar a população de forma mais integrada e incluir mais pessoas no atendimento das ocorrências. “Definimos quais estão sendo os procedimentos tomados por cada setor. No caso de vir mais chuva, os lugares mais críticos são a Vila Esperança e Vila Niterói, África, Jambeiro e Vale do Ermitão e estamos em alerta”.

A Defesa Civil está cadastrando voluntários para o órgão. Para se inscrever, basta ir à sede, situada no Terminal Rodoviário de Itatiaia. O telefone para mais informações é (24)3352-1151.

Comentários