Portal da Transparência de Resende recebe nota 10 em avaliação do Ministério Público Federal
O Portal da Transparência de Resende recebeu mais uma nota 10, desta vez no Ranking de Transparência do Ministério Público Federal. Na edição anterior, realizada no ano passado, o município obteve a nota 9,5, ficando em 5º lugar no estado. Agora, divide a primeira colocação com outros seis municípios. No ano passado, Resende também recebeu nota 10 na segunda edição da Escala Brasil Transparente da Controladoria-Geral da União (CGU).
- Esse resultado mostra que o governo municipal vem buscando a excelência na transparência de informações sobre a gestão pública. Qualquer cidadão que acessar hoje nosso Portal da Transparência (www.resende.rj.gov.br/blogtransparencia) terá acesso livre a dados das entidades públicas, como receitas, despesas, licitações, quadro de funcionários, remuneração, repasse de verbas, entre outros. E aquilo que o cidadão não encontrar no portal, pode solicitar pelo Sic ou E-Sic, e em poucos dias terá resposta – destaca o prefeito José Rechuan.
O Ministério Público Federal avaliou 5.567 municípios do país. O exame levou em conta um questionário com 16 perguntas elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com objetivo de medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.
Entre as modificações adotadas pela Prefeitura, estão o fornecimento de mais dados dentro do menu Viagens e Diárias, contendo destino da viagem, data, motivo, nome do favorecido e cargo.
Comentários