Image
06 dezembro, 2019
Comentários

Porto Real amplia em 40% as consultas de ortopedia em unidades de saúde

Após verificar o crescimento na fila de espera por consultas de ortopedia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou em 40% a oferta de consultas de ortopedia nas unidades de saúde. Segundo a SMS, através do Centro de Diagnóstico e Tratamento Henrique Sabadini, atualmente, três ortopedistas atendem 30 pacientes por semana, sendo um deles o responsável por realizar cirurgias por motivos de fraturas de média complexidade no Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis. Os procedimentos de média complexidade têm como referência a Santa Casa de Misericórdia de Resende. Já as cirurgias de alta complexidade são encaminhadas aos hospitais de referência federais e estaduais.
“Há dois meses atrás o número contabilizado na fila de espera era correspondente a 420 pessoas. Atualmente é possível agendar consultas já para janeiro de 2020. A equipe da SMS solicitou aos médicos que realizassem atendimentos extras e eles prontamente concordaram, o que impulsionou consideravelmente o número de consultas nesse período”, relatou o prefeito Ailton Marques
O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, explicou como são realizados os atendimentos de ortopedia. “Para consulta no município é necessário que o paciente tenha um encaminhamento da Unidade de Saúde da Família. Porém, ainda verificamos uma certa dificuldade no que diz respeito ao atendimento de alta complexidade, que é de responsabilidade dos hospitais federais e estaduais. A gestão municipal segue reforçando a esses órgãos a necessidade de agilização desses tipos de procedimento. Estamos empenhados em aprimorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados, reduzindo gradativamente a fila de espera”, afirmou Luiz Fernando.

Comentários