15 junho, 2018
Comentários

Porto Real: Assistência Social debate Trabalho Infantil com alunos

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação promove no Colégio Estadual República Italiana, a campanha “Cartão vermelho ao trabalho infantil”. A mobilização acontece em comemoração ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, comemorado no último dia 12. Representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizam até segunda, 18, palestras com apresentações de vídeos; distribuição de informativos, adesivos e camisas personalizadas e debates junto a 120 alunos do 1º ano do ensino médio.

A secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Creusa Martins Mothé, enfatizou a importância de orientar os jovens e adolescentes quanto à garantia de seus direitos como cidadãos. “Esse trabalho desenvolvido pelos profissionais do CREAS é uma forma de abordar a seriedade do assunto, que é uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). A importância desse dia é mostrar aos jovens e adolescentes como e quando seus direitos são negligenciados, bem como alertá-los sobre como proceder diante de situações como essas”, esclareceu Creusa.

“Nosso objetivo é promover a sensibilização sobre as formas legais de ingresso no mercado de trabalho, as capacitações e cursos gratuitos que são oferecidos em órgãos como SENAC e FAETEC, por exemplo. Além disso, informamos aos jovens e aos adolescentes o que diz a legislação sobre o trabalho nessa faixa etária. Abordamos assuntos como a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); as formas de denúncias realizadas por meio do disque 100 e através do trabalho do CREAS contra a violação de direitos”, explicou a coordenadora do CREAS, Raquel Puello, responsável pelo trabalho realizado juntamente com a assistente social, Kariny Martins.

Comentários