Image
08 fevereiro, 2022
Comentários

Porto Real faz capacitação de profissionais visando ampliar a qualidade de ensino

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (SMECT), por meio da Coordenação de Educação Infantil e Anos Iniciais, deu início na última segunda, 7 de fevereiro, a Semana de Capacitação dos Professores Articuladores. Segundo a SMECT, com a implantação da Lei 11.738/08 que garante no mínimo 1/3 da carga horária destinada ao planejamento e estudos e visando ampliar a qualidade de ensino com foco na correção das defasagens na aprendizagem, as turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais passam a contar, a partir deste ano, com aulas ministradas pelo professor Articulador.

A Secretária de Educação, Maria Madalena Ferreira, explica que esse profissional terá como objetivo suplementar o trabalho já realizado pelo professor regente da turma, garantindo novos momentos de aprendizagem. “Na Educação Infantil, nas turmas de 0 a 3 anos (Creche), o professor articulador irá atuar com atividades voltadas para a musicalização e psicomotricidade. Já nas turmas de 4 e 5 anos (Pré-Escolar), o trabalho será focado no desenvolvimento da consciência fonológica”, destaca Madalena, explicando ainda que nas turmas de Anos Iniciais, o foco será para habilidades voltadas para o desenvolvimento da leitura, escrita e cálculo.

O prefeito Alexandre Serfiotis destaca que a proposta do trabalho do professor articulador faz parte do Plano de Correção das Defasagens na Aprendizagem, elaborado pela equipe pedagógica da Secretaria. “Os professores articuladores passarão por treinamentos antes de iniciarem suas atividades a partir do dia 14/02. Nós estamos sempre preocupados com o nível da educação municipal, por isso, junto aos profissionais da SMECT, vamos sempre implementar ferramentas educacionais que favoreçam a comunidade escolar”, disse Serfiotis.

Já a subsecretária de Educação Giovana de Oliveira Silva, reforça que “este documento propõe uma série de ações voltadas para atenuar as defasagens deixadas pelo período de suspensão de aulas. Sabemos da importância de proporcionar novos momentos de aprendizagem aos nossos alunos e, dentre tantas ações traçadas pela equipe técnica da SMECT, sem dúvidas o professor articulador representa uma inovação na rede pública de ensino” destacou Giovana.

Comentários