Image
31 janeiro, 2022
Comentários

Porto Real implanta ferramenta de tradução em Libras no site oficial

Dando seguimento ao plano de acessibilidade dos canais oficiais da Prefeitura Municipal de Porto Real, a Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência (SMCT) implantou no site oficial da Prefeitura, o sistema VLibras. Por meio da nova ferramenta, as pessoas surdas usuárias de Libras agora contam com a tradução automática da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com o secretário de Comunicação, Felipe Nascimento, o VLibras foi desenvolvido pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e funciona de forma gratuita em qualquer site, seja através do computador ou instalado nos tablets e smartphones.

“A ferramenta do VLibras fica na lateral direita do site, e assim que selecionada, uma caixa de diálogo é aberta com o intérprete virtual. Depois basta selecionar o texto desejado que o intérprete fará a tradução simultânea para Libras. Além disso, a plataforma permite selecionar 4 velocidades diferentes para a tradução, e também, o gênero e a faixa etária do intérprete”, explica Felipe.

Já o prefeito, Alexandre Serfiotis, reforça que o objetivo é sempre melhorar o acesso à informação e à comunicação da Pessoa com Deficiência (PcD). “Nós já aderimos a ferramenta ‘#pracegover’ no Facebook e Instagram, e com o VLibras, ampliamos ainda mais a acessibilidade nos ambientes virtuais. É importante frisar que a partir dessas ferramentas, facilitamos o acesso de PcD aos ambientes virtuais e buscamos garantir a melhoria da qualidade de vida dos mesmos”, analisa Alexandre.

Comentários