19 abril, 2017
Comentários

Porto Real oferece serviço diferenciado em Saúde Mental

Bem instalado, com recursos terapêuticos variados, profissionais motivados e um modelo ampliado, o Ambulatório de Saúde Mental de Porto Real mudou de endereço para oferecer um serviço multidisciplinar de qualidade a todos os seus pacientes. Hoje instalado na antiga Policlínica do Jardim das Acácias, o serviço de saúde conta com 15 profissionais, sendo quatro psicólogos, psiquiatra, neurologista, neuropediatra, fonoaudiólogo, três dentistas e pessoal de apoio, o que permite oferecer uma abordagem multidisciplinar, seja individual ou em grupos de atendimento. “Conhecemos os pacientes e discutimos os casos em reuniões semanais. Isso permite oferecer um acompanhamento mais próximo de cada caso, o que é muito importante em Saúde Mental”, explica o coordenador do programa no município, Renato Gomes.
Além dos consultórios e salas, devidamente equipadas, o imóvel dispõe de uma área externa propícia a atividades lúdicas de lazer, que favorece o convívio e o despertar das habilidades sociais dos pacientes. “Os trabalhos em grupo são bastante utilizados porque permitem uma troca de experiências entre os pacientes, além de despertar o companheirismo e a amizade”, argumenta Rosana Brandão, coordenadora da unidade, que informa ainda o funcionamento de grupos voltados para crianças autistas e para mulheres com ansiedade. “No caso das crianças, oferecemos um atendimento especializado também aos responsáveis, que, por vezes necessitam de um apoio específico”, conta.
A abrangência do serviço prestado ultrapassa inclusive os “muros” do próprio Ambulatório. “Quando necessário os profissionais buscam diálogo com as escolas, Conselho Tutelar, Casa Abrigo, Ministério Público, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para, de fato, acompanhar o desenvolvimento dos pacientes de maneira integral. Quanto mais profissionais envolvidos no tratamento das pessoas, mais pontos de referências os pacientes podem contar, e maior a confiança no nosso programa e mais humanizado é o tratamento”, acredita Renato.
O Ambulatório mantém uma rotina de trabalho junto à clientela infanto-juvenil na atenção psicossocial com grupos de pacientes com autismo, psicose infantil, ansiedade e déficit de atenção.
A Coordenação do Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Porto Real encontra-se na Secretaria Municipal de Saúde. O Ambulatório de Saúde Mental funciona na antiga Policlínica do Jardim das Acácias, que fica na Avenida Salvador s/n, Jardim das Acácias. O horário de funcionamento é de 8h as 17h, de segunda a sexta-feira.

Comentários