17 julho, 2018
Comentários

Porto Real recebe reforço de mil doses para ampliar vacinação contra Influenza

A Secretaria de Saúde de Porto Real, em articulação junto à Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, recebeu mais mil doses da vacina contra a Influenza, que protege contra a gripe H1N1. A imunização, que será ministrada à população a partir dos seis meses de idade, estará disponível a partir da próxima quarta-feira, 18. As vacinas serão distribuídas nos polos das unidades de saúde: Central de Vacinas; Policlínico de Fátima; Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim das Acácias; USF do Jardim Real e USF de Bulhões.

Segundo a coordenadora de Imunização, Kátia Virgílio, é importante lembrar que as pessoas alérgicas a ovo (de galinha) e ao composto neomicina não devem ser vacinadas. Ela ressalta ainda que é importante levar para o ato da imunização o cartão vacinal.

As unidades de saúde funcionam das 8h30 às 12h e da 13h às 16h30.



Sintomas e cuidados



O vírus influenza, conhecido como gripe, pode apresentar os seguintes sintomas: febre; calafrios; mal-estar; dor de cabeça; dor no corpo; dor de garganta; dor nas articulações; prostração; coriza; tosse seca. Podem ainda estar presentes: diarreia; vômito; fadiga; rouquidão; olhos avermelhados.

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a contaminação, principalmente por aqueles que, por algum motivo, não puderem tomar a vacina. São eles: procurar estar em ambientes bem ventilados, sobretudo em locais com grande número de pessoas; cobrir o nariz ao tossir ou espirrar; evitar contato próximo com pessoas que apresentem os sintomas da gripe; lavar as mãos; utilizar lenço descartável para limpar o nariz; não compartilhar objetos de uso pessoal.


Comentários