Image
13 junho, 2018
Comentários

Porto Real sedia capacitação do MEC que auxilia Planos Municipais de Educação

A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, na sexta, 8, foi a anfitriã de uma capacitação que visa auxiliar no processo de monitoramento e avaliação das metas estabelecidas pelos Planos Municipais de Educação. O evento foi uma realização da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino/MEC (SASE/MEC) e contou com a participação de equipes técnicas e comissões de diversos municípios. Estiveram presentes nove representantes dos 14 municípios que fazem parte dessa comissão. Foram eles: Quatis, Seropédica, Itaguaí, Levy Gasparian, Paracambi, Pinheiral, Japeri, Barra do Piraí e Porto Real.

As equipes foram capacitadas através da avaliadora técnica da SASE/MEC, Ana Paula Azevedo de Oliveira. Ela destacou a contribuição dos Planos Municipais de Educação a nível nacional. “Esse é 3º encontro do ano, e além do monitoramento e avalição das metas do PME, também verificamos a qualidade da educação municipal. Dessa maneira conseguimos traçar objetivos que contribuam consideravelmente junto ao objetivo de alcançar as metas do Plano Nacional de Educação (PNE)”.

A supervisora e implantadora do Sistema de Gestão Escolar (SIGE), Rigelda Maria da Silva Souza, ressaltou que o PME visa promover melhorias significativas no trabalho da Educação em Porto Real. “O apoio dispensado pelo MEC ao município nos auxiliou na formulação dos documentos que compõem as etapas de acompanhamento e monitoramento do PME. O plano terá algumas mudanças, devido a algumas metas estipuladas que ainda não foram totalmente concluídas. Isso garantirá junto à comunidade escolar melhorias constantes na educação do munícipio de Porto Real”, afirmou.

“O Plano Municipal de Educação (PME) expressa uma politica educacional para todos os níveis, bem como as etapas e modalidades de educação e ensino. Essa foi a primeira vez que o evento foi realizado em Porto Real. Na ocasião apresentamos os resultados do Plano que foram aprovados pela Lei 549 de 23 de junho de 2015, com a vigência de 10 anos. A presença da avaliadora técnica do MEC foi fundamental para que pudéssemos sanar as dúvidas existentes para melhor execução das metas estabelecidas pelo PME”, considerou o secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino da Silva, presente à ocasião.







Plano Nacional de Educação



O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais. Um segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas, e o quarto grupo de metas refere-se ao ensino superior.

Comentários