03 maio, 2019
Comentários

Postos de Saúde em Quatis terão vacinação contra gripe neste sábado

        Sete unidades médicas da Prefeitura de Quatis estarão abertas neste sábado, dia 04 de maio, de 8 às 17 horas, para a realização do “Dia D” de vacinação contra a gripe. Além destes postos, as doses do medicamento serão aplicadas também através de uma unidade volante em duas comunidades rurais. São elas: Campo Alegre e Fazenda Roma.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o chamado aos moradores que formam o público-alvo da campanha no sentido de que não deixem de comparecer aos postos de saúde. A meta é imunizar 2.956 pessoas em Quatis em todo período da campanha de vacinação (24 de abril a 31 de maio).

        Um total de 50 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e funcionários da área de saúde, entre outros servidores municipais, vai trabalhar neste sábado para garantir a realização do “Dia D” na cidade. Em Quatis, o medicamento será aplicado na Clínica da Família (bairro Nossa Senhora do Rosário); unidades médicas dos bairros Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri (as quatro unidades localizadas na área urbana); postos de saúde dos distritos de Falcão e São Joaquim (ambos situados na zona urbana), além da Casa da Criança, na Praça Getúlio Vargas 7.

O público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe é formado pelos seguintes segmentos: crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias de idade; gestantes; pessoas com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores da área da saúde; puérperas (mulheres que deram à luz no período dos 45 dias anteriores); e professores em sala de aula. Qualquer pessoa dentro de um destes segmentos receberá a vacina neste sábado, durante a realização do “Dia D”.

- É fundamental que as crianças sejam levadas à unidade de saúde mais próxima neste sábado pelos pais ou responsáveis, assim como os outros segmentos do público-alvo compareçam também aos postos de vacinação, caso, obviamente, ainda não tenha recebido o medicamento. A Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando no sentido de que a meta de 90 por cento, estabelecida pelo Ministério da Saúde seja alcançada em Quatis – declarou o coordenador do Programa de Imunização do Município, Wendell Monteiro.

Segundo o Ministério da Saúde, o percentual de pessoas imunizadas desde o começo da campanha, no final de abril, em todo o Brasil, ainda está muito distante da meta de 90 por cento. De acordo com o ministério, até esta semana, em todo país, foram registrados os seguintes índices de comparecimento aos postos de saúde: 38,8 por cento (puérperas – mulheres que deram à luz nos 45 dias anteriores); 26,4 por cento (crianças); idosos (21,5 por cento); trabalhadores na área da saúde (17,1 por cento) e professores (14,2 por cento).

O mesmo levantamento do Ministério da Saúde mostra que, de 01 de janeiro a 13 de abril deste ano, 369 casos de gripe influenza tinham sido confirmados no Brasil, dos quais 67 chegaram ao óbito dos pacientes. Wendell Monteiro, o coordenador do Programa de Imunização da Prefeitura de Quatis, reforça que a vacina “é de importância fundamental e necessária na prevenção da doença”.

Comentários