Image
25 setembro, 2017
Comentários

Prefeito de BM empossa Conselho Municipal de Educação

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, deu posse no início da tarde desta segunda-feira, 25, aos novos membros do Conselho Municipal de Educação para o biênio 2017/2019. Os novos conselheiros serão responsáveis por direcionar os assuntos pertinentes à Educação e deliberar resoluções sobre os casos atendidos. A vice-prefeita Fátima Lima também participou da reunião; o secretário de Educação, Vantoil Souza e subsecretário da pasta, Ricardo Rosas; representando o legislativo e titular no Conselho, o vereador Thiago Valério e os demais membros do Conselho também estiveram presentes.

Na ocasião, o prefeito apresentou alguns dados referentes à Educação durante os oito primeiros meses de governo. “Quando nós iniciamos o ano, encontramos um superfaturamento na merenda escolar e qualidade ruim. Montamos uma equipe de fiscalização e hoje já economizamos mais de R$ 1,5 milhão”, afirmou. Ele também comentou sobre a necessidade de se colocar profissionais capacitados na direção das unidades escolares. “Das nossas 65 escolas, apenas sete sofreram substituições na direção. Eu acredito que temos que dar oportunidades aos diretores de mostrarem resultado para continuarmos no caminho do crescimento e qualidade de ensino”, completou.

Durante o encontro, os membros puderam expor suas expectativas em relação ao novo biênio à frente do Conselho. Segundo a supervisora escolar, Eliza Mara do Santos, um dos problemas enfrentados pelo Conselho é no grande número de escolas clandestinas na cidade. “Muitas escolas não atendem as especificações legais para o funcionamento como acessibilidade, estrutura física e formação dos educadores”. A gerente pedagógica Morgana Vieira completou dizendo que o intuito do Conselho não é desamparar o aluno, mas encontrar formas de melhorar a educação no município. “As escolas irregulares são notificadas antecipadamente para se adequarem às normas. Não queremos colocar as crianças em risco”, salientou.

O prefeito Rodrigo Drable sugeriu que fosse indicado pelo Conselho um arquiteto para avaliar as unidades escolares da cidade. Disse ainda que no próximo ano, Barra Mansa iniciará seis escolas em período integral. “Nós fizemos um planejamento técnico e se for sustentável do ponto de vista financeiro e administrativo expandiremos o projeto para as demais escolas, de acordo com a estrutura e disponibilidade”. Em relação à formação incompleta de alguns profissionais da rede privada, disse que pretende implantar um programa de qualificação desses profissionais numa escola modelo.

Drable se colocou à disposição do Conselho Municipal de Educação. No próximo mês, o prefeito visitará junto com os membros as escolas e creches em reforma. “O objetivo é que os conselheiros visitem as obras e demais unidades que precisam de apoio para que as intervenções necessárias sejam decididas em conjunto, de acordo com nossas condições financeiras”, finalizou.

O secretário de Educação, Vantoil de Souza, afirmou que as portas da Secretaria estarão sempre abertas para o Conselho. “Esperamos construir uma relação de cooperação mútua em prol da educação no município”, concluiu.

Conselho Municipal de Educação

O Conselho Municipal de Educação é composto por representantes de instituições municipais, estaduais e particulares. Pelo SINEPE (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de janeiro), CMDCA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente), SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação), CEMAE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Poder Legislativo, orientadores pedagógicos e educacionais, diretores e pais de alunos. Na próxima quarta-feira, 27, os membros do Conselho se reunião para elegerem os novos presidentes. A sede do grupo funcionará na sala da Supervisão Escolas no 3º andar da Prefeitura de Barra Mansa.

Comentários