Image
27 janeiro, 2017
Comentários

Prefeito de BM reabre Parque de Saudade com Food Truck, MPB e Jazz

A Prefeitura de Barra Mansa realiza neste sábado, dia 28, a partir das 16 horas, a reabertura oficial do Parque Natural Municipal de Saudade. O evento acontece até as 23 horas e terá a apresentação da Banda de Jazz da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e do Trio VUA, com MPB, feira de artesanato, exposição fotográfica, brinquedos infláveis e a diversidade gastronômica oferecida pelos Food Trucks. O Parque de Saudade estava fechado desde 2015 e foi reaberto ao público depois de um mutirão de limpeza realizado pela prefeitura no último dia 7, quando mais de 20 caminhões de entulho foram retirados da Unidade Municipal de Conservação. Toda parte de pintura, poda e limpeza foi realizada sem nenhum custo, apenas com voluntários. A área, que possui 15 mil metros quadrados, sendo 97% de cobertura florestal, é considerada o pulmão do bairro Saudade e um dos principais espaços públicos para lazer, eventos culturais e prática esportiva, como caminhada.

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, destacou que esse evento será realizado sem nenhum recurso público. “Tivemos o apoio e doações de voluntários para realizar todo esse trabalho. É importante lembrar que prefeitura não terá gasto nenhum pra isso e, com interesse e boa vontade, podemos fazer as coisas acontecerem”, comemorou o prefeito, que antes mesmo do início da campanha eleitoral, ela já citava o Parque de Saudade como uma das áreas verdes mais importantes da cidade.

O Parque foi criado em 2011, pelo então prefeito de Barra Mansa, José Renato Bruno de Carvalho e serviu como Centro de Referência em Estudos Ambientais e Unidade Municipal de Conservação. O parque possui pista de caminhada, árvores nativas de Mata Atlântica, área com brinquedos, auditório, salas de estudos e um casarão com mais de 80 anos.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Cláudio Cruz, o acesso a uma área verde deste porte é de grande importância para os moradores de Barra Mansa e, principalmente, para a segurança da comunidade do bairro Saudade. “A população tem mais uma opção de lazer segura, familiar, com estrutura e qualidade. É importante valorizar esses espaços na nossa cidade e faremos o mesmo com outras áreas importantes, como por exemplo, o Horto Florestal Municipal”, destacou.

Para o Superintendente da Fundação de Cultura, Marcelo Bravo, o evento pode ser definido como um encontro que reúne a diversidade de frentes e setores da sociedade. “Isso deve ser incentivado sempre. Não tenho dúvidas que essa não será uma ação isolada”, afirmou.

Música, gastronomia, arte e diversão

A programação musical ficará por conta da Orquestra de Jazz de Barra e ainda do Trio VUA, formado pelos músicos Vinícus Leonardo, Uanderlon Silva e Anderson Rodrigues, com repertório de Música Popular Brasileira instrumental. Além disso, a diversidade gastronômica poderá ser encontrada nos seis Food Trucks que farão parte do evento. Para os apreciadores, a exposição fotográfica “Olhares do Paraíba” reunirá um acervo encontrado no casarão do parque, com paisagens da cidade, com foco no Rio Paraíba do Sul, registradas por profissionais da região, como Paulo Dimas e Valdinei Ferreira. Trabalhos artesanais da Feira da Preguiça também estarão à mostra durante o evento. O grafiteiro Rick Fire apresentará seu trabalho ilustrando a entrada do parque, próximo ao bicicletário. E para a criançada, estarão disponíveis brinquedos infláveis, como cama elástica e pula-pula.

SERVIÇO:

DATA: 28 de Janeiro
HORÁRIO: 16H às 23H
LOCAL: Parque Municipal Natural de Saudade - Elza Maia de Amorim, nº 3538 no bairro Saudade, Barra Mansa.
ENTRADA FRANCA

3 anexos

Comentários