Image
04 julho, 2019
Comentários

Prefeito de BM recebe comandante do 28° BPM para tratar da segurança municipal

Tornar Barra Mansa uma cidade mais tranquila e segura para visitar e morar foi o principal tema discutido no encontro

Com objetivo de debater a melhoria na segurança pública em Barra Mansa, garantir mais tranquilidade para a população e, também, esclarecer informações falsas que circulam nas redes sociais em relação ao aumento de violência no município, o prefeito Rodrigo Drable, recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (04), a Comandante do 28° Batalhão da Polícia Militar, Luciana Rodrigues de Oliveira.

De acordo com Rodrigo Drable, a divulgação dessas matérias aparentemente, tem de cunho político eleitoral, com a finalidade de denegrir a imagem do município afetando diretamente a Polícia Militar e a gestão municipal. “Isso nos deixa alerta. Nós temos feito um esforço em conjunto com as Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal para fazer a maior cobertura da segurança na cidade, enfrentando de forma mais consistente as ações criminosas”, frisou.

O prefeito ainda falou sobre as ações, que trouxeram mais segurança ao município. “Conseguimos ampliar o número de apreensão de drogas e armas em volumes significativos à nível estadual, isso representa compromisso e qualidade no serviço dos nossos agentes”, completou Rodrigo.

A Comandante do 28° Batalhão da Polícia Militar, Luciana Rodrigues de Oliveira, explicou que há duas semanas, o batalhão tem recebido informalmente, através de mensagens em rede social, relatos de possíveis ataques em escolas e, até mesmo na Delegacia de Polícia e DPOs do município. “Internamente temos mobilizado equipes para ir até os locais, porém isso nos desgasta, pois nenhuma denúncia foi concretizada. Como autoridade de segurança, vamos em busca de uma resposta para a população a fim de evitar qualquer ação criminosa”, explicou.

Em relação a boatos espalhados sobre a segurança pública, a comandante explicou que quando identificado a ‘Fake News’, a equipe especializada da Policia Civil começa uma investigação, com objetivo de descobrir a origem da mensagem a fim de tomar as providências necessárias. “As pessoas têm que entender que isso é um crime e quem compartilha algo que pode gerar pânico e deslocamento desnecessário, é conivente neste processo. Hoje, as pessoas acham que por estarem por atrás de um computador ou celular estão invisíveis, mas a verdade não é bem assim”, frisou.

AGENTES - De acordo com a comandante Luciana Rodrigues de Oliveira, os dados de segurança em Barra Mansa se comparado ao ano anterior melhorou no que diz respeito às estatísticas e ocorrência. “O município carrega consigo um histórico, de alguns anos atrás, não muito favorável de ocorrências em relação a roubos e furtos. Mas do ano passado para cá, houve uma queda significativa nos casos, isso é visível. O trabalho de operação em conjunto com a Guarda Municipal nos ajuda a melhorar a qualidade de vida do cidadão”, contou.

Ainda segundo a coronel, não há motivo para a população ficar com medo de sair as ruas, pois o policiamento foi aumentado. “Aumentamos o efetivo de policiamento com mais 16 agentes da Polícia Militar com o Regime Adicional de Serviço (RAS). Eles estão em atuação, tanto nas ruas, quanto no batalhão” disse a comandante.

Drable reforça atuação da máquina pública na segurança municipal

O prefeito Rodrigo Drable, reforçou que a prefeitura está investindo cada vez mais na segurança de Barra Mansa. Começando pela boa relação da Guarda Municipal com as Polícias Civil e Militar. “Nosso trabalho envolve o investimento na Guarda, com a reestruturação da frota e melhores condições de trabalho para os agentes. Ainda contamos com a Ronda Escolar, que funciona 24 horas por dia, o Patrulhamento da Mulher, que tem dado um bom efeito, além da criação do Centro Estratégico de Segurança Pública (Cesp) e câmeras de segurança, que nos auxiliam em monitorar o município”, pontuou.

Por fim o prefeito agradeceu a visita da comandante e frisou o quão importante é esse elo formado entre o município e as autoridades policiais. “Entendemos que os policiais civis e militares são essenciais para a segurança do município e que devemos somar forças e esforços para melhorar a segurança pública”, finalizou o prefeito.

Comentários