Image
01 março, 2023
Comentários

Prefeito de Itatiaia recebe a visita de comandante do 37° BPM

A segurança pública em Itatiaia foi tema de uma reunião, nesta quarta-feira (01/03), entre o prefeito Irineu Nogueira e o novo comandante do 37º BPM (Batalhão de Polícia Militar), responsável pelo policiamento dos quatro municípios da região das Agulhas Negras, Tenente-Coronel Marcelo Brasil. O militar, durante sua visita ao gabinete do Chefe do Executivo, colocou o Batalhão e seu efetivo à disposição do município. Por sua vez, Irineu manifestou sua intenção de estabelecer uma parceria com a Corporação, no sentido de aumentar e melhorar a estrutura da Polícia Militar na cidade.  

Participaram do encontro, além do prefeito Irineu Nogueira e o comandante do 37° BPM, Tenente-Coronel Marcelo Brasil, a chefe de Gabinete Ana Cátia Ferreira, o Secretário de Ordem Pública Alexandre Rezende Teixeira, e o vereador Carlos César de Paula. De acordo com o comandante do 37° BPM, Marcelo Brasil, a parceria da Prefeitura é essencial para que os policiais façam um bom trabalho em Itatiaia.  

- Uma das iniciativas importantes para a Corporação, por exemplo, seria o apoio na manutenção, limpeza e conservação do local onde funciona o Destacamento da PM, no Centro - frisou.  

O aumento do efetivo policial na região também foi um dos pontos debatidos no encontro. O prefeito Irineu Nogueira se disponibilizou, juntamente com outros prefeitos das Agulhas Negras, em reivindicar ao governador do Estado, Cláudio Castro, a designação de mais PMs para o 37° BPM.  

“Temos a informação de que em breve novos Policiais Militares vão ser incorporados à tropa. Vou solicitar ao governador que um percentual desses novos PMs seja direcionado para o 37° BPM, reforçando o efetivo que atua em Itatiaia”, disse. 

Outro assunto discutido foi o PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança). O prefeito salientou que estuda firmar convênio neste sentido com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A adesão do município ao projeto garantiria maior presença policial na cidade, reforçando a segurança pública, um tema bastante sensível para a população.  

- Vamos analisar o projeto, que é interessante, já que nesse programa o policial presta serviço na sua própria região, o que aumenta seu engajamento com a melhoria do policiamento. A participação é voluntária e o agente, ao trabalhar em seu horário de folga, ajuda a ampliar a segurança no município, sem alterar a rotina do  Batalhão de Polícia Militar em que está lotado - conclui o prefeito.  


Comentários