Prefeito de Quatis autoriza compra de instrumentos para formação de fanfarra municipal
O prefeito Bruno de Souza (PMDB) acaba de autorizar a compra de 138 itens, entre instrumentos musicais e assessórios destinados à formação da fanfarra municipal, cujos componentes serão estudantes matriculados na rede de ensino da cidade. Ele destaca a importância da iniciativa para a formação cultural dos alunos, “tornando realidade também outra ação importante de inclusão social voltada aos segmentos da infância e adolescência”.
O processo de aquisição determinado pelo prefeito prevê a compra dos seguintes itens: 14 surdos, seis bumbos, oito cornetas, quatro liras, seis pratos, 40 talabartes (alças para segurar instrumentos de percussão), seis caixas de guerra, seis repiques, oito maçanetas, 20 pares de baquetas para surdos e 20 pares de baquetas para caixa de guerra e repique.
Estes instrumentos vão ser somados aos que foram doados no começo deste mês à prefeitura pela empresa Mattos Aguiar Participações Ltda, ou seja, duas cornetas, dois bumbos, duas caixas de guerra, dois pratos, 16 baquetas e cinco talabartes. Com isso, a fanfarra vai ser formada por 165 instrumentos.
- A criança da fanfarra formada por estudantes das escolas municipais faz parte das ações do nosso governo para as áreas de educação e cultura. Isso porque entendemos como de fundamental importância a formação cultural dos estudantes. Esta iniciativa com certeza vai gerar novos talentos artísticos em nossa cidade e se constitui uma medida de grande alcance social, principalmente porque estamos cada vez mais empenhados em proporcionar alternativas de futuro às crianças, adolescentes e jovens de Quatis – declarou o prefeito, acrescentando que a abertura de inscrições para os estudantes interessados começará em breve.
Os estudos iniciais indicam que a aquisição dos instrumentos vai representar um investimento de aproximadamente R$ 16 mil. Os recursos aplicados na aquisição serão provenientes de verbas federais repassadas ao Município. A proposta do prefeito é de que o processo de compra dos instrumentos esteja concluído nas próximas semanas, pois a intenção do Município é que a primeira apresentação da fanfarra aconteça em novembro, durante as comemorações pelo aniversário da cidade.
A fanfarra municipal será o segundo projeto de formação cultural implantado pela Prefeitura de Quatis neste ano. No primeiro semestre, foram iniciadas as aulas do projeto “Música Para Todos”, que atualmente atende 40 alunos, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, com aulas semanais de violão, violino e pífaro, as quais são ministradas no auditório do CRAS do Jardim Independência (Centro de Referência de Assistência Social).
De acordo com o planejamento do prefeito Bruno de Souza, os alunos deste projeto também vão se apresentar à população de Quatis em novembro, quando o Município vai completar 25 anos. Os instrumentos do projeto também fazem parte do patrimônio da Prefeitura de Quatis. No caso desta iniciativa de inclusão social, as aulas são ministradas pelo maestro Isac Francis, regente da banda sinfônica do projeto Música nas Escolas (Barra Mansa).
Comentários