Image
10 abril, 2017
Comentários

Prefeito de Quatis faz balanço dos 100 dias de governo

        Ao divulgar um balanço sobre os primeiros cem dias do seu atual mandato à frente da administração municipal, os quais estão sendo completados nesta segunda-feira, 10 de abril, o prefeito Bruno de Souza (PMDB) destacou que, apesar de crise financeira pela qual passa a maioria das cidades brasileiras, a Prefeitura de Quatis vem conseguindo realizar obras e serviços, “além de manter o pagamento de salários do funcionalismo dentro do prazo constitucional (até o quinto dia do mês subsequente)”.
        Na avaliação do prefeito, uma medida foi determinante para que a administração municipal pudesse alcançar esses resultados no período de 01 de janeiro a 10 de abril deste ano: a política de contenção de despesas que começou a ser adotada há cerca de um ano e seis meses, através do decreto número 2490/2015.
Esse decreto estabeleceu várias medidas visando manter o equilíbrio das receitas e despesas do Município, entre elas o controle nas despesas com contas de água, luz, telefone, diárias de servidores, uso de veículos oficiais e combustíveis. Para Bruno, “neste momento de crise financeira, qualquer economia é de importância primordial, por menor que possa parecer”.
- O secretário municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Cézar Salazar, por exemplo, vem respondendo interinamente pela titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural, mas recebendo apenas o salário pela função de secretário de Obras. Eu mesmo venho auxiliando as ações na área do Desenvolvimento Rural, acompanhado pessoalmente o trabalho de recuperação das estradas rurais – disse Bruno, que foi reeleito nas eleições do ano passado.
        Bruno frisou que as realizações nas áreas de Saúde e Educação “continuaram sendo prioridades da administração”. Logo em janeiro, a prefeitura inaugurou os serviços de melhorias na unidade do Programa Saúde da Família do bairro Mirandópolis; formalizou uma parceria com o Exército para o atendimento médico nas especialidades de urologia e proctologia; intensificou as ações de prevenção contra a dengue, além de promover a vacinação contra a febre amarela nas unidades do Programa Saúde da Família e nas comunidades rurais mais distantes, via unidade volante. Outra ação concreta na saúde foi o processo seletivo que se encontra em andamento para a admissão de novos agentes comunitários de saúde
        Já na área da Educação, a prefeitura deu prosseguimento às obras de construção da nova escola da comunidade quilombola de Santana e à reforma da Escola Julieta Sampaio (Centro), cujos serviços estarão concluídos nas próximas semanas. O governo municipal colocou também em funcionamento o anexo da creche do Jardim Pollastri e com isso garantiu o atendimento a todas as crianças em idade de creche: “Não temos fila de espera em Quatis”, reafirmou o prefeito.
        O escoamento da produção agropecuária foi assegurado nos primeiros três meses e dez dias do ano por meio da recuperação de estradas rurais nas regiões de Falcão, São Joaquim (ambos, distritos da cidade), Glicério, Bom Retiro e Joaquim Leite, entre outras comunidades. Colocação de escória, roçada, alargamento de pontes e corte de água (abertura nas laterais da pista para o escoamento da água da chuva) estiveram entre os serviços realizados.
        Bruno destaca ainda a importância dos trabalhos de limpeza urbana e de conservação das vias públicas, cujo cronograma teve continuidade. A prefeitura executou ainda uma operação tapa-buraco na Rodovia RJ-159, cuja responsabilidade pela manutenção é do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Em razão da crise financeira enfrentada pela administração estadual, a administração municipal realizou o serviço. A RJ-159 é a via de acesso principal para Quatis no caso dos veículos provenientes da Via Dutra.
        Outra obra em andamento na cidade é a construção da Praça dos Direitos Humanos, que terá quadra poliesportiva, pistas de caminhada, academia de ginástica ao ar livre, serviços de jardinagem, bancos e mesas de cimento para a prática de jogos de dama, dominó e xadrez. Dentro do setor de esporte e de lazer, a prefeitura concluiu recentemente a reforma da quadra poliesportiva do bairro Jardim Independência, que recebeu cobertura metálica, construção de vestiários, serviços de pintura, reparos nos sistemas de energia elétrica e hidráulico e construção de arquibancadas.

Comentários