Image
05 maio, 2017
Comentários

Prefeito de Quatis nomeia funcionário de carreira para o comando da Guarda Municipal


        Nomeado nesta semana pelo prefeito Bruno de Souza (PMDB) para o cargo, o novo comandante da Guarda Municipal, João Evangelista Eurico, 38 anos, disse hoje que a atuação da corporação no controle do trânsito vai ser uma das suas prioridades. Segundo ele, as modificações que serão implantadas em breve no itinerário dos ônibus responsáveis pelo atendimento aos moradores da cidade e a campanha educativa voltada ao cumprimento das normas estabelecidas pelo código nacional de trânsito, exigem que a corporação intensifique ainda mais o seu trabalho na vigilância das repartições públicas e do sistema viário do Município.
        Eurico é agente do quadro efetivo da Guarda Municipal, na qual ingressou há 18 anos, através de concurso público. Ao longo deste período, ele já atuou na vigilância permanente de várias repartições públicas da cidade, entre elas o CIEP Municipalizado Marciana Machado D`Elias (Nossa Senhora do Rosário), o Hospital São Lucas e nos galpões instalados na antiga área da CBPO (Companhia Brasileira de Projetos e Obras), os quais pertencem à prefeitura, além de ter trabalhado no sistema de ronda escolar. Entre outros cargos que exerceu no organograma da corporação, estão monitor, inspetor e subcomandante.
        Segundo o comandante Eurico, “a atuação da Guarda Municipal no controle e na vigilância do sistema viário vem ganhando um papel de destaque cada vez maior no dia a dia das cidades, além de estar previsto na legislação federal como uma das atribuições da corporação”. Ele explicou que 16 dos 77 guardas municipais de Quatis, já foram treinados pelo DETRAN – RJ (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro) para trabalhar especialmente na orientação e aplicação das medidas voltadas à segurança dos motoristas e pedestres nas vias públicas. Com duração de 40 horas, o curso foi realizado há dois anos, em Porto Real.
        - A prefeitura já anunciou que nas próximas semanas fará mudanças no trajeto dos ônibus intermunicipais determinadas pelo Ministério Público, que recebeu uma ação neste sentido do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, visando garantir as normas de acessibilidade na cidade. Sendo assim, a Guarda Municipal deverá atuar de forma intensiva, não só no trabalho de orientação à população, bem como no cumprimento das normas de segurança fixadas pela lei – disse Eurico.
De acordo com Eurico, a administração municipal realizará previamente uma campanha educativa visando informar os moradores sobre as modificações planejadas para o trânsito. No que diz respeito à aplicação das sanções estabelecidas no código nacional de trânsito, o comandante ressalta que as ações educativas serão feitas durante três meses. Ele diz ainda esperar que a população respeite sempre as normas de trânsito, “pois estas regras têm o objetivo justamente garantir a fluidez na circulação dos veículos e preservar vidas, mediante a redução dos riscos de acidentes”.
Atualmente, o efetivo da Guarda Municipal é formado por 59 agentes do pelotão masculino e 18 do pelotão feminino. Recentemente, a corporação recebeu 24 rádios transmissores para aprimorar a comunicação entre os guardas de prontidão nas repartições públicas, na vigilância do trânsito, na ronda escolar e no auxílio às forças de segurança.
Utilizados nas Olímpiadas de 2016, os equipamentos foram cedidos pela Secretaria estadual de Segurança Pública, por meio de um termo de cessão da Prefeitura de Quatis com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Na cerimônia de entrega dos rádios transmissores, ocorrida há 20 dias, em Volta Redonda, a Prefeitura de Quatis foi representada pelo secretário municipal de Governo, Adriano Palma, e pelo próprio Eurico.

Comentários