Image
26 setembro, 2017
Comentários

Prefeito de VR garante que não haverá aumento na carga tributária municipal

Um grupo de profissionais de contabilidade foi recebido pelo prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, na manhã desta segunda-feira, dia 25. Eles apresentaram uma pauta de reivindicações da categoria. Em resposta, o chefe do Executivo sugeriu a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para discutir as reivindicações ligadas à profissão, o que foi aceito por eles. O GT, que ainda precisa ser publicado no diário oficial do município, contará com três membros da prefeitura: representantes da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo; da Fazenda e do Gabinete Estratégico, além de profissionais da contabilidade. Já existe um GT sobre as questões tributárias municipais que será subordinado ao grupo dos contadores.

A ordem de Samuca à Secretaria de Fazenda é que não haverá aumento na carga tributária em 2018 nos impostos municipais. “Não é o momento para isso. Peço que vocês (contadores) espalhem a notícia aos seus clientes”, frisou o prefeito de Volta Redonda, afirmando ainda que a cidade teve um recorde de arrecadação.

“Sou prefeito da Educação, da Saúde, da Cultura, do Desenvolvimento Econômico, do Emprego, e também dos Contadores. Vamos dar as mãos e enfrentar a crise juntos. Estamos comprometidos com o crescimento da cidade. Tivemos um recorde de arrecadação, mas ainda não estou comemorando. O crescimento ainda não é sustentável no âmbito nacional”, avaliou o Samuca Silva, que é contador de formação.

O prefeito solicitou ainda que a sua equipe estude os casos específicos apresentados pelos representantes dos contadores. “Se for preciso, vou à Brasília, mudamos a lei municipal e dialogamos com as empresas. É um momento de unirmos forças para enfrentar a crise. Mas sempre farei isso com o aval do grupo de trabalho”, disse o prefeito de Volta Redonda.

Participaram da reunião, representantes da secretarias de Fazenda; do Desenvolvimento Econômico e Turismo; Empresa de Processamento de Dados (EPD) e da Junta Comercial.

Alvará Fácil e mais facilidade para o empreendedor

Os profissionais da contabilidade elogiaram a agilidade nas emissões de alvará. Joselito Magalhães, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, lembrou que, diariamente, técnicos responsáveis pela emissão do documento se reúnem para avaliar cada processo. “Estamos maior agilidade aos empresários para gerarmos emprego e renda”, contou o secretário.

A Casa do Empreendedor, promessa de campanha, deve começar a funcionar ainda esse ano, conforme ressaltou o prefeito Samuca Silva. “O local vai facilitar todo trabalho dos contadores que é fundamental para abertura de empresa para a cidade”, destacou o prefeito, dando um prazo de 60 dias para o início.

Além disso, ainda esse ano, a cidade investirá em divulgação em feira de negócios em todo país e quer criar um evento na Ilha São João voltado aos contadores. “Será mais uma forma de divulgar a cidade aos empresários de todo país para investir na cidade”, justificou o prefeito de Volta Redonda.

O presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis, Leandro da Cunha Glória, ressaltou a importância do diálogo com o prefeito para a classe. “Foi uma oportunidade da categoria em apresentar nossas propostas e analisar se é viável colocar em prática. Uma boa relação dos contadores com o poder público será fundamental para a geração de emprego à Volta Redonda, num momento de grave crise econômica”, afirmou o presidente da associação de contadores. Atualmente, há em torno de 150 contadores atuando no mercado de trabalho em Volta Redonda.

Comentários