27 outubro, 2017
Comentários

Prefeito de VR participa de debate sobre política para idosos

O prefeito de Volta Redonda Samuca Silva e a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, participaram na tarde desta quinta-feira, dia 26, de uma mesa redonda na Universidade Federal Fluminense (UFF), que discutiu as políticas públicas voltadas para os idosos. O encontro contou com a palestra da deputada federal Cristiane Brasil, que falou sobre o tema: Brasil 2050 - desafios e uma nação que envelhece.

Para Samuca, falar sobre os idosos e políticas públicas voltadas para a terceira idade é essencial. “Volta Redonda tem várias ações destinadas aos idosos e muitas já foram reconhecidas. Nosso objetivo é centralizar essas ações através de políticas públicas, de forma organizada, com uma gestão de responsabilidade. Por isso criamos a secretaria que integra também o idoso. O que faltava era uma organização dessas ações que são realizadas em diversas áreas”, disse Samuca.

De acordo com a deputada federal Cristiane Brasil, que é especialista no assunto, a longevidade é o legado do século XX e discutir as políticas públicas é de extrema importância. “Os desafios do envelhecimento são muitos e nesse momento surgem diversas oportunidades. Existe uma mudança na população mundial. Hoje, 14% da população no Brasil são de idosos e em 2050 serão mais de 30%. Existe um aumento da expectativa de vida e discutir esse assunto é de extrema importância”, comentou a deputada.
O prefeito exaltou as conquistas e as ações de valorização do idoso que estão sendo realizadas. “São diversas conquistas, por exemplo, o idoso poder entrar com a carteira de identidade nos ônibus. Antes, eles eram obrigados a ter um cartão especifico e hoje isso não é preciso. Em dezembro vamos inaugurar o Hospital do Idoso e ontem inauguramos Cepai (Conselho Municipal de Proteção ao Direito do Idoso) na secretaria. São investimentos que não vão parar”, citou.
Segundo Dayse Penna, secretária da pasta, todas as secretarias trabalham diretamente com os idosos na cidade. “Viemos com muita vontade de mudar e fazer coisas boas. Em Volta Redonda são diversas secretarias trabalhando com os idosos: Meio Ambiente, Esporte e Lazer e Saúde são algumas delas. Tem a viagem da terceira idade que estamos dando continuidade, avançando não só na diversão, mas no aspecto cultural”, acrescentou Dayse.

Comentários