16 novembro, 2016
Comentários

Prefeito de VR recebe I Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

Entrega do documento foi feita pela secretária da SMPPM, Glória Amorim, durante reunião de secretariado

A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Glória Amorim, entregou ao prefeito Antonio Francisco Neto, na manhã desta quarta-feira (dia 16), o I Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Volta Redonda. A entrega foi feita durante a reunião de secretariado da Prefeitura. O plano é o resultado de 4 meses de trabalho onde mais de 3 mil mulheres foram ouvidas em cerca de 40 bairros.
“Foi um plano construído democraticamente. Nessas reuniões com as mulheres dos bairros, conversamos também com representantes de organizações. O objetivo é encaminhar ainda neste mês o plano à Câmara Municipal de Volta Redonda”.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Vera Lúcia de Castro, esteve presente na reunião e destacou o trabalho realizado pelo prefeito Neto na área de Políticas Públicas para Mulheres.
“Hoje, ao chegar para a reunião de secretariado, percebi que na mesa do prefeito haviam mais mulheres. Isso mostra o quanto o prefeito trabalha a política pública para nós. A maior reivindicação das mulheres de Volta Redonda era ter creche em tempo integral, e o prefeito Neto cumpriu isso. As mulheres vêm percebendo, fazendo uma avaliação do governo Neto e nós avançamos, tivemos grandes conquistas”.
Após receber o Plano, o prefeito Antonio Francisco Neto repassou o documento à Drª Arleuse Salotto Alves, procuradora geral do município, para análise e envio à Câmara Municipal de Volta Redonda.
PLANO – Para a construção deste Plano Municipal, a equipe da SMPPM foi aos bairros e conversou com as mulheres para saber o que elas querem e como podem influir nesta política pública feita para elas como espaço de poder e participação nas decisões. Mulheres artesãs, universitárias, donas de casas, catadoras (agentes ambientais), entre outras, interagiram com os profissionais públicos que estão levantando as opiniões para construir um plano com transparência e democracia.
“O resultado vem de um trabalho coletivo, objetivando a participação das mulheres nas questões ligadas a educação, saúde, esportes, na qualificação profissional e geração de rendas. O objetivo é consertar o que não estiver perfeito e avançar nesta política pública para as mulheres, buscar essa autonomia das mulheres para a vida”, comentou Gloria Amorim.
A Secretaria agora está atendendo em novo endereço, na Rua Antonio Barreiros, 232, Nossa Senhora das Graças. Os telefones de contato são 3339 9520, 3339 9519 e 3339 9025.

Comentários