Prefeito recebe deputado Aureo Ribeiro para anúncio de investimentos em Barra Mansa
O prefeito Luiz Furlani recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 09, o deputado federal Aureo Ribeiro. O encontro, realizado no gabinete do chefe do Executivo, teve como objetivo angariar apoio para a conclusão das obras do Pátio de Manobras, para a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Região Leste e de um teatro no bairro Boa Sorte, além de incentivos culturais, educacionais, de lazer, proteção animal, entre outros.
Um dos principais assuntos da reunião foi a conclusão do Pátio de Manobras, em que o prefeito solicitou o apoio do deputado para que alguns entraves sejam solucionados.
- O andamento das obras no Pátio de Manobras depende de uma ação da VLI Multimodal, determinada no edital de licitação feito pelo Governo Federal, que consiste em remanejar a linha férrea e a sede administrativa para que a nova avenida seja construída no local. Tenho plena convicção de que, com o apoio do deputado Aureo Ribeiro e da boa vontade de todos os envolvidos, nós iremos avançar através do diálogo e do consenso. Eu, o deputado Aureo e a VLI não são os grandes interessados nessa resolução, mas sim os munícipes que circulam por nossa cidade todos os dias – disse o prefeito.
Após entender detalhes do projeto e visitar o Pátio de Manobras, o deputado se colocou à disposição para a solução dos entraves. “Já marcamos, para a primeira semana de fevereiro, uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para que possamos solucionar os problemas que afetam o andamento e, assim, dar sequência a essa obra tão importante, não só para Barra Mansa, mas para o desenvolvimento de toda a região”, afirmou Aureo.
ETA Região Leste
O encontro também serviu para tratar de um dos principais compromissos assumidos por Furlani, que é a resolução da dificuldade de abastecimento e a falta de água na Região Leste.
- Em campanha, eu e o vereador Deco prometemos que faríamos uma estação de tratamento de água para solucionar o problema de abastecimento na Região Leste, um sonho antigo de uma comunidade que tem mais de 45 mil habitantes. Para dar andamento nesse trabalho, nós precisávamos do terreno e de recursos, que seriam provenientes do Governo Federal. Por fim, nos próximos dias vou assinar a desapropriação da área e, com a liberação de investimentos, que totalizam R$ 47 milhões, que foram conquistados através do deputado Aureo Ribeiro, nós iremos tirar do papel o sonho dos moradores da Região Leste e vamos ter a ETA abastecendo a localidade – declarou o prefeito.
O deputado destacou o trabalho realizado para que Barra Mansa possa continuar avançando. “É essencial nós termos um planejamento estratégico que garanta a realização de obras importantes como esta. São 47 milhões de reais investidos em abastecimento de água. Isso é saúde, é água potável chegando na torneira dos moradores. Estou muito feliz por fazer parte dessa história em Barra Mansa, uma cidade que vem crescendo com gestão equilibrada, eficiente e vem se transformando a cada dia. Furlani tem esse desafio e já começamos o ano com pé direito”, expressou o deputado.
Mais investimentos
Para a área cultural, o encontro tratou de vários projetos, ações e a construção do teatro no bairro Boa Sorte, que será instalado através de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj).
- A Fundação de Artes tem 99% dos seus equipamentos na capital, apenas 1% no interior, que é a cidade de Cantagalo. Então, nós temos o desafio de trazer a cultura para o interior, pois a política pública cultural tem que ser para todos, já que pagamos igualmente os impostos. Barra Mansa é uma cidade que a gente já vem executando, desde o ano passado, projetos como o Giro Cultural, com os shows que tivemos na Expo-BM, e o Cine Tela, que é o fomento ao audiovisual. Agora nós temos o Circo na Rua, que traz o palhaço e os brinquedos que vamos trazer em breve para Barra Mansa – informou o presidente da Funarj, Jackson Emerick.
Jackson ressaltou que o teatro, com capacidade para 250 pessoas, vai representar um legado da Funarj para Barra Mansa. “A cessão do terreno foi feita pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e já está avançada. Em breve iniciaremos a elaboração do projeto executivo e a execução da obra. A nossa previsão é entregar em 2026 esse equipamento tão importante para a cidade”, afirmou.
O encontro – que tratou ainda sobre Passaporte Cultural, Limpa Rio, ‘Praça CEU’, áreas de lazer e investimentos para a defesa e proteção dos animais – contou com a presença do presidente e do vice-presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo e Alexandre Caneda, respectivamente; do diretor da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa, Manoel Duarte; de secretários municipais; dos vereadores Paulo Sandro, Everton Pesão, Deco e Bruno Oliveira; além do vereador de Porto Real, Renan Márcio. Após a reunião, a comitiva também percorreu diferentes pontos do município.
Comentários