Image
16 abril, 2018
Comentários

Prefeitos de Piraí, Resende e Porto Real assinam termo para desenvolvimento do Programa Lidera Rio

Os prefeitos de Piraí, Luiz Antonio; Resende, Diogo Balieiro; e Porto Real, Ailton Marques, assinaram o termo de compromisso para dar início ao programa Lidera Rio em seus municípios. Volta Redonda foi a primeira cidade da Região do Médio Paraíba a aderir ao Programa, voltado à formação de líderes públicos com foco em resultados, iniciativa desenvolvida pelo Sebrae no Estado. O objetivo do Lidera Rio é qualificar servidores do governo em um programa que irá trazer ao município vantagens competitivas, desenvolvendo suas potencialidades com o foco econômico.

As reuniões foram realizadas nas respectivas Prefeituras, nos dias 12 e 13 de abril, e contaram com a participação da presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RJ, Carla Pinheiro, e a equipe do Sebrae/RJ responsável pelo programa, que apresentou todas as regras de participação no Programa.

Carla Pinheiro ressaltou o potencial do município no desenvolvimento econômico do estado e o Sebrae/RJ quer ser parceiro das Prefeituras para incrementar a economia local. “Acreditamos que todo o desenvolvimento econômico pode e deve estar dentro do próprio município. Queremos que esta rede que será criada tenha vida própria a partir deste programa. Mas sem o apoio das Prefeituras este programa não terá sucesso”, acrescentou.

O prefeito de Piraí, Luiz Antonio, acredita que movimentos como estes de municipalização das ações precisam acontecer de forma ampla e devem ser liderados por instituições como o Sebrae. Ailton Marques, prefeito de Porto Real, comemorou a parceria com o Sebrae. “Temos um time engajado e a participação deles no Lidera será decisiva. Acredito que Porto Real tem muito a ganhar com a capacitação. Além da qualificação, precisamos de notícias positivas”. O prefeito de Resende, Diogo Balieri, por sua vez, acrescentou que já fez um curso com o CLP e pode atestar a excelência dos programas. “Somado à experiência e atuação do Sebrae, certamente trará muitos benefícios para a nossa cidade”, disse.

A partir da adesão, os três municípios vão eleger a equipe que vai atuar com os consultores do Sebrae em quatro eixos: planejamento urbano para o desenvolvimento, ambiente de negócios, sustentabilidade e resiliência e diversificação da matriz econômica.

O Lidera é um programa avançado de capacitação e mentoria de gestores públicos e lideranças para execução de ações estratégicas, auxiliando-os no desenvolvimento de projetos que potencializarão mudanças transformadoras em seus municípios. O programa prevê 26 semanas de duração com capacitação, oficinas de desdobramento e monitoramento, além de mentorias. Cada Prefeitura participante vai selecionar, junto com a equipe do projeto, os projetos a serem implantados e indicar até 15 gestores municipais para a capacitação. O Sebrae/RJ vai monitorar e acompanhar o desenvolvimento e a implantação dos projetos e ao final haverá uma premiação dos municípios. A capacitação é composta por seis disciplinas-chave: estrutura de gestão municipal; desenvolvimento de liderança; planejamento estratégico; tendências do setor público; gestão de projetos e metas; e processos e tecnologia.

Para desenvolver o programa, o Sebrae/RJ buscou parceiros especializados em gestão pública, e tem sido rigoroso na seleção dos alunos participantes, para garantir o sucesso do projeto. O Programa já foi realizado nos municípios de Mesquita, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, São Gonçalo e Três Rios.

O Lidera Rio – Formação de Líderes Públicos com foco em resultados vem preencher uma lacuna, pois no Brasil não há uma cultura de transformar governantes em gestores públicos. Até mesmo no nível técnico da administração faltam pessoas preparadas para gerir os recursos de forma eficiente e superar entraves ao desenvolvimento das cidades. Com o protagonismo cada vez maior dos municípios na gestão e entrega dos serviços públicos ao cidadão, servidores e administradores municipais se tornam os elementos mais importantes rumo ao crescimento econômico.

O programa Lidera Rio conta com a parceria estratégica do Centro de Liderança Pública (CLP).

Comentários