Image
04 fevereiro, 2026
Comentários

Prefeitura de Barra do Piraí e Cedae avançam na construção de rede de captação alternativa para a ETA Nelson Carneiro

A Prefeitura de Barra do Piraí e a CEDAE estão avançando nos serviços previstos no novo contrato de concessão e trabalhando para resolver o problema crônico da falta d’água no município. Nesta semana, tiveram início os trabalhos de construção de uma nova rede de tubulações, que funcionará como um sistema alternativo de bombeamento para a ETA Nelson Carneiro.

A Estação de Tratamento de Água sofreu, no último mês de janeiro, com a falta de água para tratamento e posterior distribuição às residências. Isso ocorreu em razão das fortes chuvas, que, por sua vez, comprometeram o abastecimento da Nelson Carneiro, realizado pela Light por meio de bombeamento. Com isso, bairros como Areal, Asilo, Boa Sorte, Cantão, Asa Branca, Maracanã, Grota do Neném, Rua Assis Ribeiro e áreas adjacentes ficaram sem água.

O secretário de Água e Esgoto, Carlos Afonso Marques, reforçou a necessidade da intervenção, detalhando a raiz do problema.

“O que ocorre é que, com as fortes chuvas e a elevação dos rios, a água chega com muita pressão e resíduos até a rede de captação, causando seu entupimento. Estamos trabalhando em uma solução muito eficiente, que garantirá o constante abastecimento da estação e, consequentemente, o fornecimento de água à população.”

Por meio dessa nova rede de tubulação, a população terá a segurança de que, mesmo se a Light não bombear a água para a ETA, haverá um sistema alternativo preparado para essa função, permitindo que a água chegue até a estação, seja tratada e redistribuída à população.

Para a prefeita Katia Miki, essa é mais uma prova do trabalho sério e comprometido que a CEDAE e a Prefeitura estão promovendo no município para colocar fim ao maior problema crônico da história da cidade.

“A Prefeitura e a CEDAE estão trabalhando de maneira séria, comprometida e eficiente para colocar um fim a esse sofrimento que há décadas aflige a população de Barra do Piraí. Esta obra é mais uma prova da grandiosidade desse projeto, que, até 2047, terá impactado o setor com investimentos que superam os R$ 400 milhões. Entendo a cobrança da população e posso garantir que passaremos por isso juntos”, finalizou a prefeita.

Comentários