Prefeitura de Barra do Piraí inaugura Estação Ferroviária de Ipiabas
O sábado, dia 30, foi marcado por mais um grande feito do Governo Municipal. A Estação de Ipiabas, na região central do distrito, foi entregue à população totalmente reformada. O local é uma peça importante da história da região e contou com um projeto de revitalização exemplar, digna do patrimônio histórico que ela é. A cerimônia de inauguração começou a partir das 19 horas e, posteriormente à solenidade, a atração musical “Koy e Banda” agitou o fim da noite. Além disso, no mesmo evento, foi iniciado o festival gastronômico “Sabores de Ipiabas”, mais uma realização da Prefeitura de Barra do Piraí, através da Secretaria de Turismo e Cultura, para chamar a atenção do público para o distrito.
Durante a formalidade, o prefeito Mario Esteves falou como a estação é parte importante do circuito turístico de Ipiabas e destacou a relevância de restaurar pontos históricos e degradados do município, convertendo-os em locais que sirvam para utilidade pública.
“Nós sempre buscamos aproveitar o potencial turístico que nós temos. A região é aconchegante e cheia de belezas naturais, então fizemos um plano. Logicamente, a jornada não foi fácil, mas estamos, cada vez mais, concretizando um verdadeiro polo turístico. Posso afirmar que Ipiabas será um dos principais pontos de visita da região sul fluminense. E essa reforma completa da estação ferroviária é de fato um enorme feito. Pontos como esse são importantíssimos para o resgate cultural da região. Estou muito contente e vamos continuar trabalhando para oferecer o melhor aos barrenses.” é o que diz o prefeito.
O secretário de Turismo e Cultura, Jair Ferreira Borges, faz apontamentos em relação a necessidade da preservação do patrimônio do município. “A estação de Ipiabas é um monumento histórico de 1881 e realizar essa reforma é um modo de resgatarmos a história daquela época. Essa obra é uma maneira de preservar o patrimônio e as raízes do local. Ipiabas, assim como toda Barra do Piraí, possui uma história que merece ser reconhecida e protegida”, diz Jair.
Comentários