21 março, 2017
Comentários

Prefeitura de Barra Mansa comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down

A Prefeitura Municipal de Barra Mansa, através do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), realizou nesta terça-feira, 21, algumas ações em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento teve a presença dos alunos e professores da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) e a participação de alunos da UniFoa realizando atendimento odontológico. O grupo “Abadá Capoeira” animou as comemorações com sua apresentação.

A data 21 de março foi escolhida pela Down Syndrome International por fazer alusão à trissomia do 21 (21/3), condição de um núcleo, célula ou organismo no qual um dos pares de cromossomos homólogos apresenta um cromossomo a mais.

A vice-prefeita Fátima Lima garantiu que a prefeitura sempre estará apoiando eventos deste porte. “A importância desta ação é a valorização do ser humano. Quando nós nos aproximamos de pessoas com deficiência, entendemos o valor de cada um, pois são muito especiais. A prefeitura apoia e desenvolve este tipo de trabalho no município, através do Cemae, e vamos continuar ampliando o atendimento para essas pessoas e nossa parceria com a Apae”, revelou.

Para a coordenadora de Educação Especial do município, Sônia Coutinho, essas ações valorizam as pessoas com deficiência. “É muito importante que o Cemae participe do máximo de eventos possíveis da prefeitura para que possamos mostrar que a pessoa com deficiência é capaz, pode produzir e ser integrada na sociedade”, disse.

Já a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, frisou a importância de combater o preconceito. “Muitas dessas pessoas especiais, que já encontram uma série de dificuldades no dia a dia, também sofrem muito preconceito. É importante também realizar ações que possam inserir essas pessoas no mercado de trabalho, para que elas possam ter mais liberdade e autonomia”, concluiu.

Comentários