21 junho, 2016
Comentários

Prefeitura de Barra Mansa investe em programa de apoio multidisciplinar

Pame é reestruturado e ganha novos profissionais para atendimento preventivo aos funcionários da Educação

A secretaria de Educação de Barra Mansa reestruturou o Programa de Apoio Multidisciplinar Educacional, o Pame. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira, dia 21, durante um workshop sobre a importância da assertividade na comunicação realizado na CDL-BM (Câmara de Dirigentes Lojistas). O encontro foi direcionado aos diretores e adjuntos da rede municipal de ensino.

O programa, criado em 2009, ganhou novos profissionais. Três psicólogos e três fonoaudiólogos levarão apoio aos profissionais da educação, através do desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar visando o bem estar emocional e profissional dos funcionários da rede. Segundo a gerente de programas e projetos educacionais, Angélica Ignez Cruz de Souza, o Pame vai ofertar serviços de orientação e atendimento psicológico, prevenindo e tratando problemas emocionais com foco num melhor relacionamento interpessoal. “Também teremos atendimento preventivo dos distúrbios da voz, linguagem, fala e escrita”, destacou Angélica.
A gerente esclareceu que as principais causas de afastamento dos funcionários da educação do serviço são estresse emocional, problemas vocais e psicológicos, inclusive a depressão. “O programa trabalha de maneira preventiva as circunstâncias que levem o profissional a incapacidade de realizar sua função”.

O encaminhamento para atendimento pode ser feito pelo próprio profissional ou pelo diretor do colégio. O atendimento é realizado na Casa do Pame, na rua Maria Luiza Gonzaga, nº 28, no Ano Bom. Além do atendimento aos profissionais das 70 escolas do município, o Pame também vai realizar palestras para pais e estudantes, a fim de melhorar o relacionamento e a educação. Os temas são variados, como bullying, gravidez na adolescência e problemas de âmbito disciplinar.

Comentários