Image
16 agosto, 2021
Comentários

Prefeitura de BM, através do PEE da ANELL, investe na modernização e eficiência da iluminação pública

Tradicionais lâmpadas de vapor de sódio/metálica estão sendo substituídas por LEDs; Equipamentos estão sendo instalados nas vias com movimento mais intenso


Seguindo a tendência de investir cada vez mais na melhoria dos serviços públicos prestados à população, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Manutenção Urbana, está realizando a substituição das tradicionais lâmpadas de vapor de sódio/metálica por LEDs, que comprovadamente têm maior qualidade, durabilidade e trazem uma grande economia para os cofres públicos.
De acordo com o secretário da Pasta, Luiz Vaneli, o Leiteiro, a expectativa é trocar em torno de duas mil lâmpadas. “Com o serviço, as vias ganharão maior luminosidade e segurança. Outro fator importante diz respeito à sua durabilidade. As luminárias têm uma vida útil de 100 mil horas. Se dividir esse número pela quantidade de horas em que essas lâmpadas permanecem acesas, a expectativa é de que durem quase 20 anos. A LED também possibilita menor necessidade de manutenção e dispensa o uso de reatores e ignitores para o seu funcionamento”.

O secretário destacou ainda que o investimento possibilitará economizar mais de 2.000 MWh/ano de energia, o equivalente a mais de R$ 1 milhão. “É uma economia de energia equivalente ao consumo de cerca de mil residências/ano. Importante lembrar que as luminárias que estão sendo instaladas são certificadas no INMETRO com o Selo Procel e estão entre as mais eficientes disponíveis no mercado”.

As substituições das lâmpadas foram iniciadas em julho e até o momento cerca de 800 unidades já foram trocadas. Na semana passada, os serviços de substituição foram executados na Rua Adolfo Klotz, no bairro Santa Rosa, na Avenida Orlando Brandão, no Ano Bom, na Rua Francisco Vilela de Andrade Neto, no Centro, e em ruas dos bairros Saudade e Roberto Silveira. Já nesta segunda (16) e terça-feira (17), os locais contemplados serão a Estrada Governador Chagas Freitas, na Colônia Santo Antônio, e as Ruas Duque de Caxias e Pinto Ribeiro, no Centro. A meta da Secretaria de Manutenção Urbana é substituir as lâmpadas nas vias de maior movimento.

O prefeito Rodrigo Drable falou sobre a decisão de substituir mais quantidades de lâmpadas. “Minha determinação é trocar 100% das luminárias da cidade em até 12 meses. Não aceito nada menos que o ótimo”.

PROJETO – O projeto foi aprovado através de chamada pública da Light e o município de Barra Mansa teve sua proposta aprovada e classificada. O valor do investimento é de quase R$ 3 milhões e embora, os serviços sejam executados pela proponente do projeto e parceira da Light Tecnia Engenharia, o projeto utiliza recursos do Programa de Eficiência Energética da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Uma das etapas obrigatórias do projeto e já prevista é o treinamento dos funcionários da Prefeitura sobre eficiência energética e o uso dos novos equipamentos.


Comentários