Image
28 agosto, 2018
Comentários

Prefeitura de BM entrega novos equipamentos e mobiliário para a Saúde

Todas as UBS, PSFs e Clinicas da Família receberão os equipamentos; até dezembro rede de atendimento será informatizada

Após investir na melhoria da estrutura física da UBS Ismael de Souza, no bairro Vista Alegre, com pintura do imóvel e manutenção das redes elétrica e hidráulica, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, entregaram na manhã desta terça-feira (28), novos mobiliários, equipamentos e materiais permanentes para uso dos profissionais. A iniciativa visa melhorar, dia a dia, a qualidade do atendimento oferecido a população. O evento foi acompanhado pelo subsecretário de Saúde, Silvio Daniel, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o vereador Renatinho e o presidente da Associação de moradores do bairro José Reis.

Durante a entrega dos equipamentos, Rodrigo Drable revelou que há pelo menos 15 anos, as unidades de saúde não recebiam investimentos desse porte. “São R$2 milhões em recursos oriundos de emendas parlamentares e de programas de dotação orçamentária de serviços em saúde. Na prática, isso representa a possibilidade de melhoria constantemente no atendimento ao cidadão e com menor tempo de espera”, disse.

No decorrer do evento, Sérgio Gomes, anunciou a informatização de todas as 40 UBS até dezembro. “Os computadores já estão sendo instalados. Com mais esse avanço será possível integrar os serviços da rede de atendimento em saúde, com encaminhamentos de consultas a especialistas e marcações de exames, entre outras ações”, explicou o secretário.

De acordo com a enfermeira da UBS, Rose Oliveira da Silva, os novos equipamentos permitirão melhor organização da rotina de trabalho. “São balanças de pesagem modernas, camas ginecológicas adequadas às mulheres e gestantes com sobrepeso, assim como os aparelhos para aferir pressão. O que utilizávamos, muitas vezes, nos causava constrangimento por não passar no braço da paciente”, destacou a enfermeira, ressaltando que mensalmente são realizados até 2,8 mil atendimentos, com clínico-geral, pediatria, ginecologia, equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) composta por nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, além de Agentes Comunitários de Saúde.

O presidente da associação de moradores do bairro, José Reis, lembrou que em 2016, a UBS foi fechada por total carência de infraestrutura. “Faltavam médicos, agentes, enfermeiras e medicamentos. A situação se tornou ainda mais grave com o fechamento da UPA no Centro, o que acarretou um acúmulo de serviços na Santa Casa. Com muito trabalho e dedicação, o prefeito Rodrigo Drable está revertendo essa situação e tem todo o nosso apoio”.

Nos próximos dias, prefeito Rodrigo Drable e Sérgio Gomes continuam a entrega dos novos equipamentos em todas as 40 UBS (Unidades Básicas de Saúde), aos seis PSFs (Programa Saúde da Família) e as Policlínicas do Vista Alegre e do Nove de Abril

Atendimento em saúde passa por grandes transformações – com essa afirmação a aposentada Bernardete Leopoldina resume as modificações que vêm ocorrendo na área da saúde do município. Ela fez questão de frisar o modelo de gestão do atual governo. “Estou saindo da UBS neste momento, onde devolvi a consulta do meu marido com o oftalmologista. Ele já realizou o procedimento de laser na retina pela rede de saúde do município. Se fosse pagar pelo tratamento seria em torno de R$ 15 mil. Estou muito satisfeita com a atenção que recebemos e os encaminhamentos realizados pela saúde”, revelou.


Comentários