Prefeitura de Itatiaia inicia trabalho de revitalização da lagoa da Nova Conquista
A Prefeitura iniciou essa semana um trabalho de revitalização da lagoa localizada no bairro Nova Conquista, uma das maiores do município. O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está sendo realizado por meio de compensação ambiental, uma medida que tem o objetivo equilibrar os impactos ambientais ocorridos ou previstos com o corte de árvores.
A ação substitui o pagamento da multa, antes de ser aplicada, pela prestação de serviços de recuperação, melhoria e preservação do meio ambiente. A conversão está prevista no Código Ambiental do município (Lei Complementar nº 38/17) e também na lei de crimes ambientais nº 9605/88, que teve a aplicação regulamentada pelo IBAMA por meio da instrução normativo 06 de 2018, conforme explica o Secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio da Silva
- Essa revitalização da lagoa é uma iniciativa do governo municipal. Nós conversamos com algumas pessoas que precisavam fazer compensação e trouxemos para fazer parte desse processo.São pessoas que possuem algum processo, como o de corte de uma árvore sem autorização.Nesses casos estamos direcionando todos os processos para essa ação de revitalização. Então, estabelecemos uma parceria e verificamos como pode ser feito.Essas pessoas ajudam com a doação de seus serviços, doação de mudas, de materiais e até mesmo fazendo o plantio e a limpeza do local - contou.
O secretário explica ainda que a revitalização completa inclui ainda a dragagem da lagoa e para fazer esse serviço a Secretaria de Meio Ambiente já está em contato com o INEA - Instituto Nacional do Ambiente.
- Já iniciando um contato com o INEA para fazer a dragagem da lagoa .O objetivo é tirar todo aquele barro, aquele capim e entulhos que estão dentro da água. Nós queremos melhorar as condições do local que já foi muito frequentando, inclusive pelos moradores dos bairros próximos, entre eles os do Campo Alegre. Queremos que a lagoa volte a ter toda a beleza que já teve um dia - disse.
Valter Lúcio também explica que está sendo planejada uma parceria com as escolas municipais.
- Nessa primeira etapa tivemos também a participação da equipe dos escoteiros e alunos do CIEP 488. As escolas municipais também vão entrar nessa parceria, toda ação tem que ser planejada e por isso acontecerá em um segundo momento para que possa ser realizada com sucesso - finalizou.
Por Matilde Basilio
Comentários