07 fevereiro, 2020
Comentários

Prefeitura de Itatiaia reforça limpeza de ruas e calçadas

 

A Prefeitura de Itatiaia está intensificando a limpeza nas vias públicas e reforçando as ações de combate ao descarte irregular de entulhos, pneus, móveis, utensílios domésticos, entre outros, em vias, calçadas e terrenos do município.

De acordo com o Procurador Geral do Município, Marcelo Macedo Dias, o objetivo é, primeiro orientar e alertar o morador.

- Estamos alertando os moradores por meio de uma advertência oficial, explicando que a Prefeitura está promovendo a limpeza dos logradouros e vias públicas e esclarecendo que a partir de então, a ação de despejo desses entulhos acarretará em multa, ordenada em Lei nos termos do artigo 359, da Lei Complementar nº44, que é o código administrativo de Itatiaia – afirmou o Procurador Geral do Município, Marcelo Macedo Dias.

O objetivo da administração municipal é manter a cidade limpa, evitando a proliferação de insetos, animais peçonhentos e colaborar com o combate e a prevenção de doenças como a dengue. A fiscalização de descarte irregular de lixo é realizada pelo Departamento de Fiscalização de Posturas / Central de Notificações. Quem descumprir, e descartar entulhos em locais públicos poderá pagar multa no valor de 20 UFITA (R$ 2.068,60).

Denúncias anônimas sobre descarte irregular de lixo podem ser feitas através da Ouvidoria Municipal pelo telefone (24)3352-6777 - Ramal 231, (24) 3352-2192 ou pelo link https://itatiaia.rj.gov.br/ouvidoria.

O descarte irregular de lixo verde e o abandono de veículos usados ou de peças automotivas em calçadas e logradouros públicos também podem gerar multas ao morador.

AGENDAMENTO PARA COLETA DE LIXO VERDE

No caso do lixo verde, que constitui galhos, troncos e folhas resultantes de limpeza de jardins e quintais, a Secretaria de Obras pode ser acionada. A coleta acontece por regiões e para solicitar o morador precisa fazer o agendamento em dias úteis, das 08 às 17h. Em Itatiaia, o contato pode ser feito diretamente na Secretaria de Obras, por meio do telefone (24) 3352 1566. Em Penedo o morador pode avisar a Administração Regional por meio do telefone (24) 3351 3298 e em Maromba o contato também pode ser feito com a Administração Regional do bairro através do telefone (24) 3387 1334.

De acordo com a secretário de Obras e Serviços Públicos, Carlos Alberto de Barros, a coleta destes materiais entra numa programação específica.

- É fundamental que os moradores nos ajudem para que possamos fazer a coleta da melhor forma. Quando o volume está reduzido ajuda muito o recolhimento, como no caso de gramas e ganhos que ensacados facilitam bastante a coleta – explicou.

Comentários