09 fevereiro, 2017
Comentários

Prefeitura de Quatis anuncia melhorias no sistema de iluminação pública

Troca de lâmpadas será feita em bairros da área urbana e nas comunidades rurais

        Uma das ações consideradas prioritárias pelo prefeito Bruno de Souza (PMDB) para o seu segundo mandato consecutivo à frente da administração municipal, a substituição das lâmpadas que formam o sistema de iluminação pública de Quatis começa a ser realizada ainda neste mês. A informação foi dada na manhã desta quinta-feira, dia 09, pelo próprio prefeito.
Ele anunciou a conclusão do processo administrativo voltado à compra de aproximadamente 300 lâmpadas, as quais começarão a ser instaladas ainda neste mês de fevereiro, em todos os bairros da área urbana e nas comunidades rurais. De acordo com o prefeito, novos lotes de lâmpadas serão comprados no decorrer do seu segundo mandato visando à substituição de todo o sistema.
        Na compra deste primeiro lote de lâmpadas, a Prefeitura de Quatis investiu quase R$ 20 mil, incluindo os acessórios necessários, entre eles reatores, cabos elétricos e relés, equipamento que possibilita a ligação e o desligamento automático do sistema no começo da noite e no início da manhã, respectivamente. A compra foi realizada com recursos próprios, através da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos.
Segundo o prefeito, entre os fatores que possibilitaram o início da implantação desta ação de governo está a conclusão do pagamento de uma dívida da prefeitura com a Light Serviços de Eletricidade, empresa concessionária do setor em Quatis. Essa dívida havia sido parcelada em 2005 e o pagamento da última parcela ocorreu há cerca de dois meses, ainda no primeiro mandato de Bruno enquanto prefeito. No total, a dívida paga pela prefeitura junto à empresa de eletricidade ficou em torno de R$ 2,5 milhões.
        - Atualmente, os casos de lâmpadas queimadas ou danificadas em atos de vandalismo representam uma das reclamações principais da população no que diz respeito aos serviços essenciais. Existem na prefeitura reclamações dos moradores de praticamente todo o Município. Com a quitação da dívida com a empresa concessionária, vamos agora ter condições de investir pelo menos parte do dinheiro aplicado no pagamento das mensalidades deste parcelamento na melhoria do sistema de iluminação pública. E vamos começar já a colocar em prática essa proposta do nosso governo. Acredito que a substituição das primeiras 300 lâmpadas estará concluída em 30 dias – disse o prefeito.
        Atualmente, o sistema de iluminação pública em Quatis é formado por cerca de 1.700 lâmpadas, das quais aproximadamente 1.200 estão instaladas em vias públicas e o restante em quadras de esporte, no campo de futebol do “Terreirão” e no ginásio poliesportivo da cidade, que se localiza no bairro Nossa Senhora do Rosário. O total de lâmpadas do sistema inclui os distritos de São Joaquim e Falcão, além de Joaquim Leite, as três regiões situadas na área rural.
O prefeito Bruno de Souza destaca também a importância do sistema eficiente de iluminação pública enquanto uma ação preventiva importante da área da segurança pública:
        - O nosso planejamento prevê que já no carnaval desde ano grande parte do primeiro lote de lâmpadas esteja instalada. Temos a consciência de que uma rua bem iluminada diminui os riscos de roubos, assaltos e furtos, entre outros crimes. Muitas das lâmpadas compradas possuem uma potência maior, iluminam muito mais e têm uma durabilidade mais longa – afirmou o prefeito, fazendo um chamado à população no sentido de que ajude a preservar o sistema de iluminação pública, evitando danificar os equipamentos e denunciando a ocorrência de atos de vandalismo.
        ENERGIA SOLAR – O prefeito Bruno de Souza (PMDB) determinou à Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos do Município que realize estudos visando analisar a viabilidade de implantar o sistema de energia solar em escolas da rede municipal de ensino. Ele explica que o projeto, uma vez considerado viável pelos estudos, deverá ser implantado inicialmente em pelo menos duas escolas. Ainda não há prazos para a conclusão dos estudos.
O sistema de energia solar é proveniente da luz e do calor do sol, sendo que o seu funcionamento acontece por meio de tecnologias variadas, como o aquecimento solar, por exemplo. Os benefícios do uso deste sistema são os seguintes: a energia solar não é poluente, a manutenção nas centrais de distribuição é mínima, trata-se de uma solução economicamente viável e alcança as comunidades mais distantes porque a instalação do serviço não exige grandes investimentos em linhas de transmissão, entre outras vantagens, ambientais e econômicas.

Comentários