Prefeitura de Quatis constroi mais uma Unidade do Centro de Referência de Assistência Social
Construída através de um convênio da Prefeitura de Quatis, via Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, a unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Jardim Pollastri será concluída ainda neste semestre. A informação é do prefeito Bruno de Souza (PMDB), que destacou a importância da obra no sentido de melhorar o atendimento às famílias de baixa renda do Município.
A construção do CRAS no bairro Jardim Pollastri está sendo realizada em um terreno de 450 metros quadrados cedido pela prefeitura, e vai ter uma área construída de aproximadamente 165 metros quadrados. A obra significa um investimento de quase R$ 310 mil, dos quais R$ 270 mil correspondem aos recursos transferidos pelo Governo Federal e o restante está relacionado a contrapartida do Município.
Segundo o prefeito, a entrada em funcionamento do CRAS do Jardim Pollastri vai representar também uma economia aos cofres municipais, pois as novas instalações receberão os serviços prestados atualmente na unidade do Centro, que funciona em prédio alugado, na Avenida Euclides Alves Guimarães Cotia 78.
- A construção deste CRAS torna realidade três pontos muito positivos. Além de melhorar as condições para o atendimento das famílias cadastradas, a obra representa outra ação concreta dentro da política de contenção de gastos da prefeitura, sem prejuízo, é claro, da qualidade dos serviços, e amplia ainda mais o trabalho de mãos dadas do Município com o Governo Federal pela dignidade do cidadão – disse o prefeito.
O CRAS em construção terá, entre outras dependências, um espaço multiuso de 35 metros quadrados, destinado a realização de atividades variadas com as famílias, uma sala de atendimento dos moradores cadastrados, uma sala para a coordenação e a administração da unidade, uma área externa coberta, uma recepção, uma área de serviços e dois banheiros.
Atualmente, mais de mil famílias de baixa renda residentes nos bairros Bondarowski, Centro, Mirandópolis, Barrinha, Pilotos, Jardim Pollastri e Bela Vista são atendidos pelo CRAS do Centro, cujos serviços passarão para a unidade do Pollastri. O CRAS do Centro coordena ainda o serviço volante responsável pela assistência aos moradores de São Joaquim, Falcão, comunidade quilombola de Santana, Glicério, Bom Retiro, Fazenda Roma, Joaquim Leite e Assentamento Irmã Dhoroty, todos situados na zona rural.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Município, Rosana De Bem Almeida, além de promover o cadastramento das famílias em programas sociais do Governo Federal, entre eles, o “Bolsa Família” e o BPC (Benefício de Prestação Continuada), as unidades do CRAS de Quatis realizam atividades de inclusão social, oficinas de capacitação, campanhas socioeducativas, encaminhamento das famílias aos serviços essenciais e o acompanhamento daquelas que se encontram em situação de risco social.
O Município de Quatis tem duas unidades do CRAS. A outra fica no Jardim Independência, que atende 1211 famílias e cuja área de abrangência é formada pelos bairros Santa Bárbara, São Benedito, Jardim Independência, Nossa Senhora do Rosário, Santo Antônio, Água Espalhada, Alto Paraíso, Boa Vista, além do próprio Jardim Independência.
Assistentes sociais, psicólogos, orientadores sociais, assistente administrativo e um entrevistador para o CADÚNICO (Cadastro Único) do Governo Federal formam as equipes de profissionais responsáveis pelo atendimento nas duas unidades. Os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.
Comentários