Image
09 abril, 2019
Comentários

Prefeitura de Quatis mobiliza 30 operários para atender emergências causadas pelas chuvas

               Pelo menos 30 operários da Prefeitura de Quatis estão mobilizados para atender os chamados de emergência provenientes de transtornos causados pelas chuvas nas estradas rurais do Município. Segundo o prefeito Bruno de Souza (MDB), o esquema de prontidão com essa finalidade tem o apoio de cinco máquinas retroescavadeiras, três caminhões e uma máquina patrol. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural registrou, a partir desta segunda-feira, dia 09, entre outros problemas, a queda de barreiras nas regiões de Falcão, São Joaquim e Joaquim Leite.

            Na manhã desta terça-feira, o prefeito fez um balanço dos problemas causados pelas chuvas com o secretário municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Cézar Salazar, que responde interinamente pela titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município. De acordo com Bruno de Souza, “não há nenhum trecho interditado, e o escoamento da produção agropecuária continua sendo feito, mesmo com dificuldades”. Na área urbana, de acordo com a Defesa Civil, não foram registrados incidentes.

            Ele frisou que a prioridade neste momento “é atender de forma emergencial os trechos afetados por queda de barreiras, justamente no sentido de garantir o escoamento da produção leiteira”, atividade principal da economia do Município. Entre a tarde de segunda-feira e a manhã de hoje (terça-feira), houve quedas de barreiras nas estradas do Deserto, Serra (ambas em Falcão) e Uruguaiana (São Joaquim), além da Rodovia RJ-159, em trechos situados também na região de Falcão. Na noite desta segunda-feira, um caminhão chegou a ficar atolado na Estrada Quatis-Glicério, e teve que ser socorrido por uma equipe da prefeitura.

            - A minha determinação é atender imediatamente todos os casos de emergência que chegarem ao nosso conhecimento. Com isso, trabalhamos para garantir o deslocamento dos moradores e a circulação dos caminhões responsáveis pelo transporte da produção leiteira. No chamado tempo da estiagem, realizamos a manutenção e conservação permanentes das estradas rurais, mas dependendo da intensidade das chuvas no período de outubro a abril, os riscos de transtornos existem, daí a prioridade para as situações de emergência neste período do ano – declarou o prefeito Bruno de Souza, acrescentando que, recentemente, foram realizados serviços de melhorias nas estradas de acesso às regiões rurais do Bom Retiro e de Glicério.

            As atenções da prefeitura estão voltadas também para as extremidades de algumas travessias situadas em estradas rurais da cidade. A grande quantidade de água nesta época do ano vem colocando em risco a sustentação destas passagens, motivo pelo qual a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural vai iniciar ainda nesta semana a recuperação destes pontos, “nos trechos mais afetados”. O prefeito explicou que os serviços em cada uma destas extremidades deverão ser realizados em no máximo 24 horas para não prejudicar a circulação dos veículos.

            Levantamentos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que, atualmente, a cidade de Quatis possui quase 23 mil cabeças de gado. Os mesmos dados informam que a produção leiteira no Município chega a cerca de 11 milhões de litros por ano. Um total de 920 trabalhadores sobrevive diretamente da produção agropecuária na cidade. O prefeito Bruno de Souza lembra estes números “para reafirmar a importância do segmento rural na economia e no dia a dia do Município”.

            - Garantir as condições de tráfego nas estradas rurais da cidade sempre foi uma prioridade da nossa administração, desde quando assumimos a Prefeitura de Quatis pela primeira vez, em janeiro de 2013, visto o papel primordial que os produtores rurais ocupam no desenvolvimento econômico da nossa cidade – ressaltou o prefeito, frisando que o atual esquema de prontidão para atender as situações de urgência nas estradas rurais reúne operários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, da administração distrital de São Joaquim e da administração distrital de Falcão, além de contar com o apoio de funcionários da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos do Município.

Comentários